Saúde:Quando o uso excessivo de tecnologia é prejudicial à saúde mental O hábito de permanecer on line o dia inteiro tem levado muitas pessoas a adotar condutas inadequadas, na tentativa de aproveitar  cada instante para resolver múltiplas questões da vida ao mesmo tempo. Assim, muitas pessoas com a oportunidade e a facilidade dessa ferramenta moderna chamada internet têm adoecido e nem imaginam a gravidade. Abaixo descreverei […]

O hábito de permanecer on line o dia inteiro tem levado muitas pessoas a adotar condutas inadequadas, na tentativa de aproveitar  cada instante para resolver múltiplas questões da vida ao mesmo tempo.

Assim, muitas pessoas com a oportunidade e a facilidade dessa ferramenta moderna chamada internet têm adoecido e nem imaginam a gravidade. Abaixo descreverei alguns sintomas dessa dependência:

– Preocupação com a internet (fica pensando na última atividade e antecipando a próxima);

– Abstinência (humor alterado, ansiedade, irritabilidade e tédio depois de alguns dias sem internet);

– Tolerância (aumento significativo do tempo de uso da internet para ter prazer);

– Desejo persistente e/ou tentativas sem sucesso de controlar, diminuir ou descontinuar o uso da internet;

– Manutenção do uso apesar do reconhecimento de ter um problema físico ou emocional causado ou agravado pelo uso excessivo da internet;

– Perdas significativas de outros interesses, hobbies e diversões em decorrência do uso da internet;

– Uso da internet para escapar dos problemas (ex.: sentimentos de desesperança, culpa, raiva…)

– Presença de irritabilidade, ansiedade ou depressão;

– Trabalho e relações sociais em risco pelo uso excessivo;

– Mentir aos outros a respeito da quantidade de horas online.

Vale-se notar que a dependência tecnológica entre adolescentes e crianças têm-se aumentado consideravelmente e vale a pena ficar atento se a forma como você, ou pessoas próximas, utilizam nossa tecnologia! Em caso de um uso excessivo, em que esse constante contato com o universo digital esteja prejudicando sua rotina, a dica é procurar a ajuda de um profissional e não deixar que a tecnologia domine sua rotina.

Se a pessoa sente que o uso de tecnologia fugiu do seu controle, buscar a ajuda profissional vai fazer com que ela não se sinta desamparada e que inicie um tratamento, voltando a ter uma vida normal e saudável emocionalmente.

Dr. Alexandre Rizkalla
Médico psiquiatra
CRM 21387 – RQE 12180
ABP 10683
Atendimentos a crianças, adultos e idosos.
Clínica Equilíbrio – LEM  36286453 / Barreiras 36110789

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos