Saúde: Você sabe o que é psicoterapia ? O termo psicoterapia é ouvido por muitos, mas poucos sabem realmente o seu significado e o que é o tratamento. A psicoterapia busca um tratamento colaborativo entre paciente e psicólogo. Ambos trabalham em conjunto buscando resolver questões desejadas pelo paciente. A principal ferramenta utilizada nas psicoterapias é a fala. Através desta comunicação o paciente pode […]


O termo psicoterapia é ouvido por muitos, mas poucos sabem realmente o seu significado e o que é o tratamento.
A psicoterapia busca um tratamento colaborativo entre paciente e psicólogo. Ambos trabalham em conjunto buscando resolver questões desejadas pelo paciente.
A principal ferramenta utilizada nas psicoterapias é a fala. Através desta comunicação o paciente pode expressar seus pensamentos e sentimentos. Além da fala, os terapeutas buscam alinhar outras técnicas e ferramentas de acordo com a necessidade de cada paciente e da queixa em questão.
O psicoterapeuta busca tornar o ambiente da terapia (setting) um local acolhedor, para que o paciente buque se sentir acolhido e possa se desenvolver com mais facilidade e efetividade no tratamento.
Com a ajuda do psicólogo, é possível que o paciente identifique quais as causas e padrões de comportamentos possam estar impedindo que o mesmo tenha uma boa qualidade de vida e felicidades.
Vale ressaltar que a psicoterapia visa trabalhar inúmeras dificuldades emocionais e não apenas transtornos psicológicos como muitos pensam. A psicoterapia é um lugar para todos.
Conheça algumas das aplicações de um processo de Psicoterapia:
》 Tratamento de transtornos psicológicos como transtorno do pânico, fobias, transtorno dissociativo, depressão, anorexia, estresse pós-traumático etc.
》 Tratamento de transtornos de personalidade como transtorno borderline, transtorno esquizóide, transtorno paranóide, etc.
》 Trabalho sobre conflitos pessoais, conjugais, familiares, interpessoais e grupais que podem produzir ou contribuir para o sofrimento psicológico.
》 Elaboração de crises existenciais, de transições difíceis (luto, crises profissionais, etc) e dificuldades nas mudanças de fases de vida (puberdade, adolescência, vida adulta, menopausa, envelhecimento, etc).
A Psicoterapia também pode trazer enormes benefícios como:
》 Desenvolvimento da capacidade de autogerenciamento, ensinando a dialogar com os estados internos, a regular os estados emocionais e adquirir autonomia;
》 Desenvolvimento da capacidade de auto-observação, autorreflexão e mentalização;
》 Sair dos padrões estereotipados e criar novas perspectivas de si, novos modos de compreender e conduzir a própria vida;
》 Desenvolver habilidades interpessoais como capacidade empática – saber se colocar no lugar do outro – capacidade de comunicação, assertividade e resolução de conflitos;
》 Fortalecimento psicológico – ampliação da resiliência – para aumentar a tolerância e a capacidade de crescer com as dificuldades que a vida apresenta;
》Favorecer um estado de saúde integrado, físico, psicológico e social;
》 Auxiliar na busca de um sentido existencial para a vida;
Amadurecimento psicológico.
E VOCÊ, JÁ PENSOU EM PROCURAR UM PSICÓLOGO?
“Não vai ao psicólogo quem tem problemas. Problemas todo mundo tem. Vai ao psicólogo quem quer resolvê-los”.

Camila Zanin Felini
Psicóloga e Especialista
CRP 03/14588
Atendimento de Jovens, Adultos e Idosos
Clínica Equilíbrio – L.e.m – (77) 3628-6453

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos