Barreiras: Prefeitura lança programação especial em celebração aos 128 anos da cidade Com o tema “Nosso melhor presente é construir nosso futuro”, o prefeito Zito Barbosa, acompanhado da primeira dama do Município, Marisete Bastos, da vice-prefeita, Karlúcia Macedo, e do presidente da Câmara de Vereadores, Eurico Queiroz, reuniu na manhã desta segunda-feira (20), sua equipe de secretários e técnicos para lançar oficialmente a programação que marca os […]

Com o tema “Nosso melhor presente é construir nosso futuro”, o prefeito Zito Barbosa, acompanhado da primeira dama do Município, Marisete Bastos, da vice-prefeita, Karlúcia Macedo, e do presidente da Câmara de Vereadores, Eurico Queiroz, reuniu na manhã desta segunda-feira (20), sua equipe de secretários e técnicos para lançar oficialmente a programação que marca os 128 anos de emancipação política de Barreiras. O evento, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho contou com a presença de representantes da Uneb, Ifba, Fasb, Sebrae e da imprensa, além de empresários e sociedade civil. O público pôde ouvir dos secretários de governo as ações que já estão sendo realizadas desde o início do mês de maio e as futuras, que serão postas em prática durante todo o mês, em comemoração ao aniversário de Barreiras.
Com destaque para eventos culturais, esportivos e lançamentos de obras, a programação abrange tanto os bairros da cidade, quanto comunidades da zona rural. A Festa Literária de Barreiras (FLIB), em sua quinta edição foi destacada pela secretária de educação Cátia Alencar e também pela curadora do evento, Marilde Guedes. A abertura será na quinta-feira (23) e até o sábado (25), em espaços como o Centro Cultural, Praças e Palácio das Artes, receberá estudantes, literatas, jornalistas e escritores, com uma programação que prevê lançamentos de livros, contação de histórias, visitas de escolas de Barreiras e outras cidades, além de um grande show de encerramento.
“No sábado a partir das 21h o show do cantor Lenine encerra a programação da Flib e homenageia Barreiras, pelo seu aniversário. Além disso, teremos eventos esportivos no Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade, Centro Esportivo de Barreirinhas e o tradicional Parque Esportivo, no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, com provas de vôlei de areia, futsal, handball, basquete, entre outras”, explicou a secretária de educação. Toda a programação contará com o aparato das equipes da secretária de Segurança Cidadã e Trânsito que também está desenvolvendo ações educativas nas escolas e no dia 29 fará uma apresentação do número de acidentes sem vítimas registrado em 2018.
Na quinta-feira (24) será lançado, pela prefeitura, uma publicação que retrata um diagnóstico preciso, contendo dados, números e informações sobre o Município. O material tem como foco, a atração de novas empresas e a divulgação do potencial empreendedor existente em Barreiras. “Estamos, mais do que nunca, preparando Barreiras para o futuro, porém, deixando nossa cidade organizada no presente, graças a implantação do maior pacote de obras já visto na área de infraestrutura e ações imprescindíveis nas demais áreas. Estamos cuidando do presente da nossa população para que no futuro, ela desfrute de uma cidade referência na Bahia”, disse o prefeito Zito Barbosa.
Os secretários de saúde, agricultura, meio ambiente e turismo também falaram sobre a programação de atividades que já está em prática e se estenderá até o final do mês, contemplando bairros e comunidades de Barreiras. A entrega de 205 bancas padronizadas para feirantes do CAB I, a recuperação das nascentes Riacho Dantas I e II, no Rio Branco e arborização, fazem parte das ações. Já no dia 29 está programado o Dia “D” da Assistência Social, com apresentações nas escolas sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e uma Tribuna Popular, à noite, na Câmara de Vereadores, abordando o assunto que desde o início do mês está sendo discutido nos CRAS, CREAS e CRAM de Barreiras.
Na saúde, um cronograma de atividades está em andamento com a Semana “D” do Saúde em Ação, realizada de segunda-feira (20) até sexta-feira (24) na Praça Castro Alves, um trabalho que oferece orientações, consultas ortopédicas, clinicas, oftalmológicas; testes rápidos; atendimentos odontológicos, atualização do cartão de vacinas e ultrassonografias realizadas pelas equipes da unidade móvel de saúde. A ideia é realizar mais de 400 atendimentos por dia e finalizar a semana com mais de três mil pessoas atendidas. Com isso a prefeitura busca reduzir a demanda reprimida e oferecer a população, mais serviços de saúde na semana em que é comemorado o aniversário de Barreiras.

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos