A operação envolve a intensificação das fiscalizações para garantir segurança viária e a escolta de delegações participantes do evento. O primeiro jogo na capital baiana ocorrerá no próximo dia 15.
A Polícia Rodoviária Federal na Bahia promoveu na manhã de hoje (07), uma reunião de abertura oficial da Operação Copa América 2019. A Operação faz alusão ao evento esportivo que começa no dia 14 deste mês e se estende até 11 de julho.
São cinco as cidades-sedes participantes da Copa América: São Paulo(SP), Belo Horizonte(MG), Salvador(BA), Porto Alegre(RS) e Rio de Janeiro(RJ). Para atuar na cidade-sede baiana, a operação contará com mais de 100 policias, muitos convocados de outros estados para reforço operacional nas diversas áreas de atuação (policiamento, motopoliciamento, escolta e batedores, operações aéreas, tropa de choque e atendimento pré-hospitalar).
As ações da PRF estarão alinhadas com o Plano Estratégico de Segurança da Copa América Brasil 2019, elaborado pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Os agentes federais atuarão na execução de ações de prevenção e repressão a crimes, policiamento ostensivo e fiscalização de trânsito e transporte, além de promover a escolta das seleções, em parceria com a Polícia Militar. As atividades visam à segurança e o bem estar de todos brasileiros e estrangeiros que participarão do evento.
Durante a reunião, o Superintendente regional substituto da PRF na Bahia, Jeferson Almeida Moraes, os Chefes Operacionais e Coordenadores de equipe, orientaram o efetivo convocado quanto aos procedimentos a serem adotados e as condutas a serem seguidas durante o transcorrer da operação.
O evento que marcou o início da operação foi realizado no auditório do Sest/Senat, localizado na Rodovia BR 324, Km 606, Via Adutora II – Centro Industrial de Aratu – Cia Sul 1, em Simões Filho BA.
Fonte: PRF