LEM: Programa borboleta realiza capacitação com monitores escolares para a prevenção do abuso sexual infantil A secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito realizou na última segunda-feira (22), uma capacitação com os monitores das unidades de educação infantil, sobre a importância da prevenção ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa foi organizada pelo Programa Borboleta, que recebeu o apoio da secretaria de Educação. De acordo com a coordenadora […]

A secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito realizou na última segunda-feira (22), uma capacitação com os monitores das unidades de educação infantil, sobre a importância da prevenção ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa foi organizada pelo Programa Borboleta, que recebeu o apoio da secretaria de Educação.

De acordo com a coordenadora do programa, a ação abrangerá todos os gestores escolares e professores da educação infantil, com o intuito de identificar possíveis vítimas desse tipo de agressão. “As crianças passam boa parte do tempo nas escolas e ninguém melhor do que os funcionários para identificar qualquer tipo de mudança no comportamento dos meninos e meninas”, afirmou Flávia Rizkalla.

Durante a palestra, a equipe do Programa Borboleta elencou alguns sintomas de prováveis vítimas de abuso infantil, como crianças extremamente submissas, agressivas e antissociais, as que apresentam brincadeiras sexuais em excesso, as que resistem em retornar para casa e têm resistências à adultos do sexo oposto, além de meninos e meninas que apresentam dificuldade de concentração, que fogem de casa, depressivas, com comportamento de automutilação e permanente sentimento de culpa.

De acordo com os especialistas, cerca de 80% dos casos envolvem meninas. Destas, 49% têm entre 2 e 5 anos e 33% possuem idade entre 6 e 10 anos. Ainda de acordo com as estatísticas, em 2018 foram registrados através do Programa Borboleta 17 casos em Luís Eduardo Magalhães, sendo 76% envolvendo crianças do sexo feminino.

Para fazer denúncias sobre casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes, os moradores podem ligar para o Programa Borboleta através do número (77) 9 9701 1617, para a Polícia Militar através do 190 ou então para o Conselho Tutelar pelo número (77) 9 8802 4773. As próximas etapas do treinamento serão realizadas nos dias 31 de julho, 13 e 15 de agosto.

Fonte: (ASCOM)

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos