Barreiras: Bahia Sem Fogo desloca duas aeronaves para combate a incêndio florestal A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), através do Programa Bahia Sem Fogo, deslocou duas aeronaves Air Tractor na manhã desta quarta-feira (24), para dar suporte ao Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBPM-BA) no combate ao incêndio florestal que atinge a Serra do Saco e Serra do Mimo, em Barreiras, Oeste do Estado. “A […]

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), através do Programa Bahia Sem Fogo, deslocou duas aeronaves Air Tractor na manhã desta quarta-feira (24), para dar suporte ao Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBPM-BA) no combate ao incêndio florestal que atinge a Serra do Saco e Serra do Mimo, em Barreiras, Oeste do Estado.

“A principal técnica de combate realizada foi o isolamento das áreas de fogo por meio de aceiros progressivos. Adotamos também a técnica de resfriamento com a utilização da moto bomba d’água Mini Striker, para frear o avanço do fogo sobre áreas próximas à rede de alta tensão, fazendas e estabelecimentos comerciais. Entretanto, não foi possível avançar por conta da existência de redes de alta tensão e várias cercas de arame ao redor, o que torna arriscada a ação dos bombeiros. Desta forma, acionamos o Bahia Sem Fogo para o deslocamento das aeronaves,” explicou o capitão BM Murilo Rocha.

Combate no Oeste – A equipe do 17º GBM atua também em outros pontos de Barreiras em incêndios de menores proporções, especialmente no povoado de Riachinho. Foi notificado ainda incêndio no município de Ipupiara, para onde foram deslocados oito bombeiros militares na manhã de terça-feira (24).

O Bahia Sem Fogo atua na prevenção às queimadas, promovendo cursos para formação de peritos, treinamento de brigadistas, reuniões e oficinas com as comunidades rurais, campanhas de prevenção, sensibilização e educação ambiental e a organização de subcomitês. A Sema distribui também equipamentos de proteção individual, transporte e suprimentos para as equipes de campo, pagamento de diárias para servidores e motoristas e locação de veículos e aeronaves.

Fonte: SEMA/Foto reprodução

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos