Quem não passar pelo processo de dentro do período vai ter título cancelado. Eleitores podem ser impedidos de tirar passaporte, carteira de identidade e participar de concursos públicos.
Quase 1,6 milhões de eleitores ainda precisam ser biometrizados na Bahia. O prazo para a última fase do cadastramento biométrico termina neste mês para 39 cidades, e em fevereiro de 2020 para outras 242. Quem não passar pelo processo dentro do período vai ter o título cancelado.
O prazo mais curto é para municípios que estão com o processo de biometrização adiantado. As cidades que não estão no ritmo esperado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) tiveram o período maior, para conseguir cadastrar todos os eleitores. A lista das cidades está disponível no site do TRE.
Um dos lugares que tem até 2020 para biometrizar os eleitores é São Sebastião do Passé, na região metropolitana de Salvador. Dos 34 mil eleitores da cidade, quase 20 mil já fizeram a biometria. No entanto, no último mês a procura pelo serviço tem sido cada vez menor.
“Para se ter uma ideia, estamos colocando 290 senhas por dia, e só está chegando a 80 atendimentos no máximo por dia”, disse o chefe do cartório do local, Eduardo Ferreira.
“No geral, a gente tem em termos de eleitores 53.393 eleitores. Já foram atendidos 31.271, ou seja, 58,57% dos eleitores já estão biometrizados”, ponderou.
Parte desse atendimento é agendada via telefone ou em postos avançados, como cartórios. Além disso, o TRE-BA está solicitando que os governos municipais disponibilizem veículos para levar os eleitores da zona rural para fazer a biometria nos cartórios.
Fonte: G1