Milhares de pessoas em todo país foram as urnas de votação neste domingo (06) para escolher os nomes dos responsáveis por zelar pelos direitos da criança e do adolescente, que assumem em 2020.
Em Luís Eduardo Magalhães não foi diferente, os eleitores foram até a escola José Cardoso de Lima, o único ponto disponibilizado, para exercer seu papel de cidadão.
Segundo o art. 131 do Estatuto da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente é responsável por acompanhar menores em situação de risco e denúncias sobre ataques ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os conselheiros atuam em parceria com escolas, organizações sociais e serviços públicos e podem ser acionados por qualquer cidadão por meio de denúncias anônimas. O mandato do conselheiro tutelar é de 04 anos, cargo esse que é remunerado com uma jornada de trabalho de 40 horas.
Na disputa foram validados 23 candidatos para a disputa e serão eleitos os cinco mais votados, sendo que os demais ficarão como suplente. A votação para a escolha do conselho tutelar é voluntária, mas o número de eleitores, que comparecerão às urnas durante todo dia deste domingo (06) foi o total de 4.236 eleitores.
Adê Cerrado acompanhou de perto com exclusividade para a Rádio Cultura FM 104,9 todo o processo eleitoral dos conselheiros tutelares, sendo os escolhidos :
1º lugar Luzia – 367 votos
2º lugar Shirley – 351 votos ( reeleita)
3º Lugar Veruzia – 326 votos
4º Lugar Welica – 303 votos
5º lugar Neuma – 278 votos
Confira o resultado geral: