O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população, possibilitando o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem tais pessoas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos.
O Técnico de Informática Geográfico e Estatísticas do IBGE Saulo Guimarães esclarece e pede para que os moradores entrevistados não tenham medo, pois é apenas um recadastramento visando a atualização para fins estatísticos.
Com base nas informações do morador responsável, é possível identificar quando o domicílio é vago ou ocupado e sendo ocupado, passará por uma série de perguntas para o cadastramento.
“Durante a entrevista para a coleta de informações, não é necessário informar o CPF ou RG, apenas primeiro nome e o último sobrenome de preferência”, diz Saulo Guimarães.
Outros bairros da cidade já passaram por essa coleta, sendo eles: Jardim das Acácias, Santa Cruz, Loteamento Conquista e Jardim Alvorada.
Ouça a entrevista na íntegra concedida pela Rádio Cultura e Adê Cerrado para o site Cerrado em Foco;