É dezembro e mais um ano está se encerrando. E como você está diante disso? Como foi o seu ano de 2019? Muitos acontecimentos, desafios, dificuldades, alegrias, novidades, tristezas, conquistas, aprendizados? O que mais você vivenciou neste ano e o que pode tirar de bom disso tudo? Caso ache interessante, sugiro que faça uma retrospectiva do seu ano. Tire um momento para isso, concentre-se […]

E como você está diante disso? Como foi o seu ano de 2019? Muitos acontecimentos, desafios, dificuldades, alegrias, novidades, tristezas, conquistas, aprendizados? O que mais você vivenciou neste ano e o que pode tirar de bom disso tudo?

Caso ache interessante, sugiro que faça uma retrospectiva do seu ano. Tire um momento para isso, concentre-se em você, faça uma autoanálise: quais comportamentos contribuíram para o seu crescimento? O que te motivou a agir de forma assertiva ou não? O que fez de diferente e acredita que possa repetir no próximo ano? Conseguiu atingir suas metas ou não tinha metas tão estabelecidas? Em quais você falhou? O que você pode melhorar?
Pense, reflita e se for preciso anote.

Lembre-se sempre, por menores que sejam as suas conquistas, elas devem ser valorizadas. As pequenas realizações fazem parte do percurso para alcançar grandes sucessos.

E se ainda há algo a realizar neste ano, e você está perdendo as esperanças pois o tempo está curto, não desista, continue, persista, você ainda está no jogo e lembre-se, ele pode virar até nos últimos minutos do segundo tempo.

E se algo não aconteceu da forma que você esperava, aprenda a transformar os erros em aprendizado, faça daquilo que não deu certo um exemplo a não ser seguido e tente outra vez de maneira diferente. Tente quantas vezes forem necessárias, até que você encontre o caminho.
Um novo ciclo se aproxima, é interessante que você leve consigo somente o necessário, certifique-se de que levará o que contribui para o bem da sua saúde mental e seu crescimento. E quanto aos erros, não fique refém deles, logo mais você terá 365 novas oportunidades para tentar novamente, fazer e ser melhor, aproveite-as bem!

Caso você tenha percebido que precisa fazer psicoterapia, não deixe para depois, você pode começar agora.

Psicóloga Natalia Ferreira Vilanova
CRP 03/20286
Contato: 77 99930-2022
E-mail: nataliavilanovapsi@gmail.com

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos