LEM: SAMU presta socorro à um jovem que passa mal durante trabalho O rapaz passou mal na manhã desta segunda-feira (09), na Rua José Cardoso de Lima, no interior de uma loja de roupas, no centro de Luís Eduardo Magalhães. Segundo informações a vítima ficou amarela e zonza, chegando a desmaiar. Logo em seguida acordou apresentando mal estar, sendo socorrida por uma equipe do SAMU, que o […]

O rapaz passou mal na manhã desta segunda-feira (09), na Rua José Cardoso de Lima, no interior de uma loja de roupas, no centro de Luís Eduardo Magalhães.

Segundo informações a vítima ficou amarela e zonza, chegando a desmaiar. Logo em seguida acordou apresentando mal estar, sendo socorrida por uma equipe do SAMU, que o encaminhou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Uma das causas de desmaio é a hipoglicemia, quando ocorre queda do açúcar no sangue. Isso acontece muito em pacientes que possuem diabetes, por exemplo. Vista escura, fraqueza, coração disparando, suor… Esses são os principais sintomas da hipoglicemia. No organismo, a insulina faz o açúcar sair do sangue e entrar nas células. Entretanto, quando a insulina sobe muito, ela reduz demais o nível de açúcar no sangue e aí vem à crise.
O jejum também pode provocar uma queda repentina de açúcar no sangue – a hipoglicemia reativa. É quando você come um alimento que aumenta a insulina sem estar com o estômago cheio. O alimento é absorvido rapidamente e faz um pico de insulina. Quando vem a crise, é preciso reabastecer o corpo com açúcar o quanto antes.
O desmaio também pode ser um alerta de que você tem problemas cardíacos. Isso porque quando as válvulas do coração estão obstruídas, o sangue tem dificuldade de passar. Se o sangue não chega à quantidade suficiente no cérebro, a oxigenação diminui e o cérebro ‘desliga’, momento em que a pessoa pode desmaiar.

Uma das causas de desmaio é a síncope vaso vagal. O nome é complicado e quem tem geralmente é aquela pessoa que desmaia na hora de doar sangue. O nervo vago faz parte do sistema parassimpático, que controla funções vitais, como respiração, frequência cardíaca, pressão arterial e digestão. Quando esse nervo é ativado de forma irregular, a pressão arterial e os batimentos cardíacos diminuem. Com isso, o volume de sangue que chega ao cérebro diminui e a pessoa pode desmaiar.

Cerrado em Foco/G1

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos