A Médica Dra. Michele falou a nossa equipe de reportagem para esclarecer algumas citações da paciente diagnosticada positivo para o Covid-19, em um vídeo publicado na internet.
Segundo a médica não houve negligência no atendimento, ela explica o procedimento realizado e diz que seguiu as orientações do protocolo preconizado para identificação e diagnóstico do vírus. Além disso ela contesta o relato da paciente que afirma ter sido orientada a tomar vários medicamentos.
A nota afirma que foi receitado apenas um medicamento ao paciente e que este não teria relatado seu histórico de viagens na primeira consulta.
Acompanhe a nota:
Paciente P.H.I.S procurou atendimento médico no dia 3/4/2020 pela manhã. Na unidade básica de saúde Paulo Rodolfo. Foi atendido, tendo Única queixa dor de cabeça. Negou qualquer comorbidades ou alergia medicamentosa. Paciente
Omitiu informação que veio de viagem. Estado geral do paciente bom. Não estava com febre no momento. Diante da queixa de APENAS cefaleia foi prescrito medicação intravenosa para um alívio rápido, e prescrito Azitromicina 500 mg para ser tomado 1 comprimido ao dia durante 5 dias, com suspeita de sinusite.
No dia 6/4/2020 o paciente retorna com sintomas respiratórios, e a esposa relatou que o mesmo é motorista e veio de SP há 15 dias e há 5 do Piauí. E imediatamente suspeitei de covid 19 e entreguei máscara a eles e continuei com o atendimento, examinei, e colhi todas as informações que me fizeram chegar a suspeita. Solicitei o exame,
Coloquei o paciente em uma sala em isolamento dentro da UBS onde realizou medicação venosa e obteve melhora logo em seguida, acionei a vigilância sanitária.
Ele e a esposa já imediatamente assinaram o termo de que receberam todas as informações e que estavam em isolamento de 14 dias.
Por Cleú Fegally