LEM: NOTA OFICIAL: Primeira morte suspeita pelo novo coronavírus no município. A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar a primeira morte suspeita pelo novo coronavírus no município. O paciente de gênero masculino, 45 anos, veio à óbito no final da tarde desta quarta-feira (03), na Unidade de Pronto Atendimento – UPA. O paciente que era portador de […]

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar a primeira morte suspeita pelo novo coronavírus no município. O paciente de gênero masculino, 45 anos, veio à óbito no final da tarde desta quarta-feira (03), na Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

O paciente que era portador de comorbidades, com história de mudança do município de Riachão das Neves para Luís Eduardo Magalhães no final de maio, compareceu na Unidade de Controle do Coronavírus na última segunda-feira (01), apresentando quadro de pneumonia, onde foi aplicado teste rápido para a Covid-19, que atestou NEGATIVO.

Diante do resultado foi encaminhado para a UPA, onde foi medicado para os sintomas e para compensação do diabetes. Na manhã desta quarta-feira o quadro evoluiu e o paciente passou a apresentar baixa de saturação. Por orientação médica foi realizado um segundo teste rápido, e desta vez o resultado foi POSITIVO.

O paciente passou a ser preparado pela equipe médica da UPA e do Serviço Móvel de Urgência – SAMU, para transferência para a UCC, quando a saturação baixou a níveis que indicavam a necessidade de intubação. Intubado, o paciente sofreu uma parada cardíaca que o levou à óbito, mesmo diante de todos os esforços das equipes, para sua reanimação.

A Secretaria de Saúde informa que para confirmação do óbito em razão da Covid-19, em cumprimento ao protocolo preconizado pelas autoridades sanitárias, foi colhido material biológico do paciente, para realização do exame em PCR – método de reação da enzima polimerase em cadeia em tempo real de vírus. O prazo de retorno deste exame é de até 48 horas.

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da SESAB, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 43 casos confirmados da doença, destes, 17 recuperados. Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle da Covid-19 em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses.

Felipe Melhem
Secretário Municipal de Saúde.

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos