Barra-BA: Obras da nova ponte sobre o Rio São Francisco são vistoriadas pelo governador. Em seu segundo compromisso nesta sexta-feira (18), dia em que alcançou a marca de 600 viagens ao interior, o governador Rui Costa vistoriou as obras da nova ponte sobre o Rio São Francisco, na cidade de Barra. Batizado de Ponte do Feijão, o novo equipamento fará a ligação com a cidade de Xique-Xique e tem […]

Em seu segundo compromisso nesta sexta-feira (18), dia em que alcançou a marca de 600 viagens ao interior, o governador Rui Costa vistoriou as obras da nova ponte sobre o Rio São Francisco, na cidade de Barra. Batizado de Ponte do Feijão, o novo equipamento fará a ligação com a cidade de Xique-Xique e tem um investimento de R$ 133 milhões do Governo do Estado.

Rui comentou a importância da instalação da ponte, que irá reduzir o tempo de percurso, feito em automóveis, entre as duas cidades, de 20 para menos de dois minutos. “Aqui temos uma obra, com recurso 100% do Estado, muito simbólica, já que se trata de uma ponte sobre o rio São Francisco, o nosso velho chico. Além de integrar as cidades, este equipamento permite a ligação entre a região de Irecê com o oeste da Bahia”, explicou.

A ponte vai oferecer mais segurança, conforto e rapidez na travessia entre as duas cidades, beneficiando mais de 2,5 milhões de habitantes. Além disso, vai contribuir para o desenvolvimento do agronegócio, do turismo e do setor de geração de energia eólica na região. Os serviços no equipamento estão gerando 220 empregos diretos e 45 indiretos.

Com previsão de ser finalizada no segundo semestre de 2021, a ponte será uma importante ligação da região oeste baiana com o restante do estado. O equipamento, com um quilômetro de extensão e 15 metros de largura, faz parte do projeto de recuperação do Sistema Viário da BA-052.

“O investimento é de quase R$400 milhões ao longo da Estrada da Feijão, inclusive recuperamos a rodovia que vem da BR-242 até aqui, em Barra. Todo esse investimento garante um eixo logístico entre essas duas regiões, já que permite, por exemplo, que as cargas do oeste cheguem mais rápido e com menor custo a outros estados do nordeste e aos portos no litoral. Estamos trabalhando também para formar um grande polo de geração de energia em Barra, principalmente de energia solar, uma vez que este ponto é o melhor lugar do Brasil para a geração de energia por meio de placas fotovoltaicas”, afirmou o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti

Fonte: GOV/BA

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos