LEM: Prefeitura Municipal lança campanha do Maio Amarelo.11 de maio de 2021O Maio Amarelo surgiu para alertar governos e sociedade sobre os índices alarmantes de acidentes no trânsito das cidades. Em 2021, o tema da campanha é ‘Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito’, em prol de uma cidade mais segura. Com o objetivo de reduzir os índices do ano passado, a Prefeitura, através da Secretaria de […]
LEM: Prefeitura Municipal lança campanha do Maio Amarelo.
11 de maio de 2021
O Maio Amarelo surgiu para alertar governos e sociedade sobre os índices alarmantes de acidentes no trânsito das cidades. Em 2021, o tema da campanha é ‘Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito’, em prol de uma cidade mais segura.
Com o objetivo de reduzir os índices do ano passado, a Prefeitura, através da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, lança nesta terça-feira (11), uma série de ações preventivas e de conscientização sobre o trânsito.
Com blitz educativas em pontos estratégicos da cidade, a distribuição de panfletos e iniciativas visuais para chamar a atenção dos condutores.
Intervenções estruturais já foram iniciadas para melhorar a condição viária de Luís Eduardo Magalhães, como a sinalização vertical, com a pintura das faixas de pedestres.
O início da primeira etapa da instalação dos semáforos e a Nova JK, que com o fechamento dos retornos, vai oferecer mais segurança a pedestres e motoristas.
*Registros*
O município registrou em 2020, um total de 649 acidentes. Mais da metade, 449, envolveram motocicletas. E 14 pessoas morreram no trânsito. Segundo dados da Superintendência de Trânsito e Transporte, (SUTRANS).
O abuso do álcool foi a causa de 87 acidentes e 249 pessoas ficaram feridas.
Desse total 416 foram dentro do perímetro urbano e 233 nas BRs 020/242.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi acionado e atendeu 473 acidentes de moto e 174 de carro no ano passado.
Além das vidas perdidas, a irresponsabilidade tem custado caro ao Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nos últimos cinco anos, foram gastos R$ 500 milhões com pacientes envolvidos em acidentes de trânsito, principalmente motociclistas.