Barreiras-BA: Bairro Jardim Vitória recebe equipe do Zoonoses com mutirão de combate ao Aedes Aegypti.20 de janeiro de 2022O trabalho no combate ao mosquito Aedes Aegypti em Barreiras deu continuidade nesta quarta-feira (19), no Bairro Jardim Vitória com o mutirão realizado pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde. Divididos em pequenos grupos, a busca ativa percorreu todo bairro com a meta de eliminar possíveis focos de proliferação […]
Barreiras-BA: Bairro Jardim Vitória recebe equipe do Zoonos ...
20 de janeiro de 2022
O trabalho no combate ao mosquito Aedes Aegypti em Barreiras deu continuidade nesta quarta-feira (19), no Bairro Jardim Vitória com o mutirão realizado pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde. Divididos em pequenos grupos, a busca ativa percorreu todo bairro com a meta de eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e a febre amarela.
Garrafas de vidros, descartáveis, sacolas e outros objetivos foram recolhidos de terrenos baldios, praças e das ruas do bairro. Conforme o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, o principal objetivo é a eliminação do lixo que possa acumular água e servir como criadouro para o Aedes.
“Para o combate dessas doenças é necessária a conscientização dos moradores com relação ao mosquito Aedes Aegypti, eliminar focos e evitar água parada é essencial. Estamos no verão, quando ocorre a alternância de sol e chuvas na nossa região, tempo propício para a proliferação desse mosquito, por isso, manter os espaços limpos e sem acúmulo de água é fundamental”, destacou Dorimar Almeida.
Durante toda essa semana as equipes realizam as ações rotineiras, visitando as residências e chamando a atenção dos moradores para a necessária conscientização nos bairros Jardim Europa, Loteamento São Paulo, Barreirinhas, Loteamento Flamengo, Cidade Nova, Vila Rica, Buritis, Riachinho no Centro da cidade e também na comunidade do Tatu.
Nesta quinta-feira (20), o mutirão acontecerá no bairro São Miguel, que registra atualmente o índice de infestação predial em 2,97%, bem acima do índice de referência para o Ministério da Saúde, de 1%.