Por meio de decreto, a prefeitura de Ibotirama declarou situação de emergência nas áreas do município atingidas por estiagem.
O decreto considera que a escassez de chuvas entre os anos de 2012 e 2022 provocou redução nas reservas hídricas, afetando o abastecimento de água da população atingida.
Além disso, segundo o decreto, os prejuízos privados relacionados às atividades agropecuárias dependentes de chuva têm impactado negativamente a economia local.
A fundamentação para o ato consta em parecer técnico da Defesa Civil, que é favorável à declaração de situação de anormalidade, conforme legislação do Ministério do Desenvolvimento Regional, do Governo Federal.
Ainda segundo o texto, está autorizada a mobilização de todos os órgãos para atuar nas ações de resposta e reabilitação do cenário, sob coordenação da Defesa Civil.
O decreto também autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e a realização de campanhas de arrecadação de recursos juntos às comunidades, com o objetivo de facilitar as ações de assistências.
O decreto é válido pelo prazo de 180 dias e pode ou não ser homologado pelo Governo.