Lem: A 97ª Assembleia da Convenção Batista Baiana acontece em LEM até o dia 30   O prefeito Junior Marabá esteve presente ontem, terça-feira 28, na abertura da 97ª Assembleia da Convenção Batista Baiana, que aconteceu na sede do Sindicato Rural de LEM.   O evento, que contou com a presença do cantor Nani Azevedo, foi conduzido pelo pastor presidente, Adelson Santa Cruz, e contou com o importante apoio do Pastor […]

O prefeito Junior Marabá esteve presente ontem, terça-feira 28, na abertura da 97ª Assembleia da Convenção Batista Baiana, que aconteceu na sede do Sindicato Rural de LEM.

 

O evento, que contou com a presença do cantor Nani Azevedo, foi conduzido pelo pastor presidente, Adelson Santa Cruz, e contou com o importante apoio do Pastor Junior da Primeira Igreja Batista de LEM.

 

Também presente no evento estava o presidente do PSC da Bahia, e também pré-candidato a deputado federal, Heber Santana.

 

A Assembleia, que é a maior reunião Batista no Estado, acontecerá no Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, situada na Rua Sergipe, 985, Centro. O evento irá até o dia 30 de junho.

 

 Um pouco da história

A Convenção é uma organização religiosa que reúne Igrejas Batistas da Bahia a ela filiadas. Foi organizada em 1909, sob o nome de União das Igrejas Batistas da Bahia, e reorganizada em 1923 sob o nome de Convenção Batista Baiana.

 

A história dos batistas na Bahia começa em 15 de outubro de 1882, quando foi fundada a primeira Igreja Batista em Salvador. Foi a primeira igreja Batista voltada para a evangelização dos brasileiros.

 

A Bahia Batista é reconhecida pelo pioneirismo: berço do primeiro colégio da denominação no Brasil, Colégio Batista Taylor-Egídio, localizado na cidade baiana de Jaguaquara (fundado em Salvador em 1898), berço da Convenção Batista Brasileira, Junta de Missões Nacionais e Junta de Missões Mundiais (1907), local onde foi organizada a Associação dos Músicos Batistas do Brasil (1982).

 

 O que é a Assembleia Anual da Convenção Batista Baiana

É a maior reunião da denominação Batista no Estado. A primeira edição ocorreu em 1923. De lá para cá, foram 96 assembleias já realizadas, quase que ininterruptamente. Os únicos anos em que não houve assembleia foram 1960, quando aconteceu a Aliança Batista Mundial realizada no Brasil, no Rio de Janeiro-RJ, e nos anos de 2020 e 2021 em função pandemia da Covid-19 que adiou a realização 97ª Assembleia, que acontece agora.

 

 

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos