Dois aviões e 40 bombeiros reforçaram nesta quinta-feira (18) a atuação dos bombeiros para apagar o incêndio que atinge uma extensa área de vegetação na região serrana de Barreiras, no oeste da Bahia. Ao todo cerca de 100 homens trabalham para combater as chamas.
Bombeiros atuam há mais de 72 horas em incêndio; chamas ameaçam 25 comunidades
Segundo o Corpo de Bombeiros, as duas aeronaves são do modelo Air Trator, do contrato com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Para apagar o incêndio, os militares usam equipamentos como pás, mochilas costais, foices, facões e abafadores.
O combate já dura mais de 72 horas e o fogo ameaça 25 comunidades, onde vivem quase quatro mil pessoas. As áreas residenciais têm sido monitoradas 24 horas por dia.
A área é bastante íngreme e de difícil acesso. Com a estiagem, o forte calor e a baixa umidade relativa do ar, a vegetação “vira combustível fácil”, conforme o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM), coronel Adson Marchesini.
Em Barreiras, as temperaturas chegam aos 35º C nesta quinta.
“Não é só a chama em si que causa prejuízos, a fumaça também é, e a preocupação do bombeiro é principalmente com a população”, afirmou Marchesini, lembrando o desconforto respiratório que muitos moradores enfrentam devido ao calor e ao fogo.
O coronel explicou que existem vários focos espalhados pela área, o que também dificulta a atuação dos militares. Além disso, ele disse que “os ventos variam de direção a todo momento, o que faz com que o incêndio cresça de forma muito rápida”.
De acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente de Barreiras, o fogo tem se aproximado da região da Chapada Diamantina. Uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deixou Salvador e foi ao local.
Ainda segundo os bombeiros, só após a finalização dos trabalhos será possível saber o total da área atingida, mas isso ainda não tem previsão de acontecer. (G1)