LEM: Estudantes da Escola Municipal Ottomar Schwengber participam de palestra sobre autocuidado feminino durante a adolescência. Na tarde desta quinta-feira (25), por volta das 14h30min, a Escola Municipal Ottomar Schwengber proporcionou para suas alunas uma palestra ministrada pela Dra Helen sobre temas importantes envolvendo o autocuidado e a sexualidade. A Prefeitura disponibilizou ônibus para transporte e a Secretaria de Saúde fez a distribuição de absorventes para as alunas. A atenção foi […]

Na tarde desta quinta-feira (25), por volta das 14h30min, a Escola Municipal Ottomar Schwengber proporcionou para suas alunas uma palestra ministrada pela Dra Helen sobre temas importantes envolvendo o autocuidado e a sexualidade. A Prefeitura disponibilizou ônibus para transporte e a Secretaria de Saúde fez a distribuição de absorventes para as alunas.

A atenção foi voltada apenas para o público feminino, pois a palestra tem como intuito mostrar e alertar as adolescentes sobre autoconhecimento e cuidado com seu corpo.

Na oportunidade, foi falado sobre as mudanças do corpo de uma garota na puberdade, que envolvem o crescimento das mamas, aumento do quadril, pequeno aumento de peso, crescimento de pelos, dor na região abdominal, cólica, espinhas e alterações de humor, além da famosa TPM, momento em que podem ficar mais tristes e/ou sensíveis.

Segundo a Dra Helen, com o corpo renovado por mudanças marcantes, destemido e que se julga invulnerável, explorador, ávido por experimentar o novo desconhecido e muitas vezes a inconsequência de seus atos (pensa depois de fazer) são condições ocorrentes durante o amadurecer da adolescência. Este momento na vida da adolescente requer muito cuidado e orientação, pois nessa fase da vida são a formação do pensamento é mais suscetível às influências.

Além disso, foi falado sobre métodos contraceptivos, ou seja, que evitam a gravidez e sobre as ISTs – Infecções sexualmente transmissíveis, tema que chamou muito atenção das adolescentes.

A palestrante também ressaltou a importância do uso de proteção durante a relação sexual através da camisinha feminina e masculina.

Ainda foi reforçado na palestra que criança NÃO namora e que o amadurecer biológico não caminha necessariamente com o amadurecer emocional e psicológico, e que existe um momento ideal para tudo, inclusive para iniciar a vida sexual, que só deve acontecer de forma consciente e responsável. Cada fase da vida tem sua importância e nenhuma etapa deve ser queimada.

A palestra finalizou com um momento em que as garotas puderam tirar suas dúvidas com a Dra. Helen (@drahelenlem).

Vale reforçar a importância de cuidar de sua própria saúde e seu corpo durante a adolescência!

 

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos