Nessa terça-feira, 30, o Projeto Primeiro Som da BCS/Santa Luzia lança, em parceria com a 83ª CIPM, o Projeto de Musicoterapia. O Projeto Primeiro Som ensina música e violão a jovens e adolescentes. A partir do Projeto Primeiro Som, a unidade 83ª CIPM/Barreiras ampliou o espectro, nascendo o Projeto de Musicoterapia, que realiza sessões de musicoterapia no Hospital do Oeste, gerido pelas Obras Sociais Irmã Dulce, na cidade de Barreiras.
As sessões de musicoterapia são conduzidas pelos instrutores policiais militares da 83ª CIPM e pelos alunos do Projeto Primeiro Som. A primeira sessão musical foi realizada para os pacientes da clínica médica do HO. Ao total, foram visitados 12 leitos, onde seus ocupantes puderam prestigiar as apresentações musicais.
A musicoterapia ajuda na reabilitação dos enfermos, ao estimular o bom humor e o sorriso. Ajuda também a melhorar a disposição, o entusiasmo e recupera neles a esperança e alegria, necessárias para uma rápida recuperação. Ademais, sendo as sessões conduzidas pelos policiais militares, velhos estigmas são quebrados e a nova experiência aproxima o cidadão da força policial, que demonstra estar ali presente para ajudar e fortalecer a vida em sociedade. (83ª CIPM).