O Vale-Gás é um programa que tem ajudado famílias de baixa renda a custearem o valor do gás de cozinha após os constantes aumentos que impossibilitaram as pessoas a adquirirem o produto. Os cidadãos vulneráveis financeiramente recebem bimestralmente este auxílio do governo, ou seja, a cada dois meses.
As famílias que podem solicitar o benefício seguem sendo aquelas que possuem uma renda familiar mensal, menor ou igual a meio salário mínimo, por pessoa. Inclusive existem segurados de outros programas sociais que são comtempladas pelo auxílio. Veja mais detalhes em nosso artigo abaixo.
Quem pode receber o Vale-Gás?
Para ter acesso ao Vale Gás, os cidadãos precisam preencher o requisito de renda de meio salário ou terem uma renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos. Podem receber as famílias com renda superior a três salários mínimos, caso estejam incluídas em programas de transferência de renda implementados pelas três esferas do governo.
Também possuem direito ao Vale-Gás os comtemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) e famílias com mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência. Além disso, os cidadãos devem possuir inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico).
Entretanto, é importante lembrar que o alcance do programa é limitado. Ou seja, há uma liberação de algumas regras que o governo prioriza, que são:
Famílias com cadastro atualizado no CadÚnico nos últimos dois anos; que tenham menor renda; que tenham maior quantidade de membros; famílias comtempladas pelo Auxílio Brasil e, por fim, com cadastro qualificado pelo gestor por meio da utilização das informações da averiguação (se disponíveis).
Como solicitar o auxílio do Vale-Gás
Conforme foi mencionado acima, o CadÚnico é a porta de entrada para receber o Vale-Gás de R$ 120,00. E, embora algumas pessoas não saibam, existe o CadÚnico Virtual que está disponível e pode ser acessado pelo site ou aplicativo no celular. Tornando assim, desnecessário procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
O aplicativo do CadÚnico está disponível para download gratuito tanto nos sistemas operacionais Android quanto iOS. E para quem não sabe, o Cadastro Único é a porta de entrada dos cidadãos a programas sociais como o Auxílio Brasil, Tarifa Social, Benefício de Prestação Continuada, dentre muitos outros.
Com esta facilidade na palma das mãos, após fazer o download do aplicativo em seu celular o cidadão tem acesso a alguns serviços, como:
Consulta por CPF;
Consulta simples;
Consulta completa;
Pré-cadastro;
Comprovante de cadastro;
Atualização cadastral por confirmação;
Benefícios;
Postos de atendimento.
Desta maneira, o cidadão pode solicitar o auxílio do Vale-Gás pelo Cadastro Único.
Com informações do site: Pronatec