Nessa sexta-feira (25), foi comemorado o aniversário da Escola Municipal Ottomar Schwengber, momento em que além de exposições de resultados de trabalhos sobre a história da escola, também foram expostos para a comunidade os projetos anuais que a escola desenvolveu para o progresso de seus estudantes.
Entre os projetos expostos, estão entre eles:
– Em parceria com a NIT Cursos, o projeto ALUNO ENSINA ALUNO, baseado em que os estudantes com melhores desempenhos auxiliaram com reforços os alunos do sexto ano que possuíam baixo rendimento e tem como consequência o não desenvolvimento da habilidade de letramento matemático. O projeto conseguiu melhorar os resultados de 100% dos alunos envolvidos, sendo que desses 55%, alcançaram notas superiores a 7,0.
– Em parceria com a UNIFAAHF, foi desenvolvido o projeto SOE – Serviço de Orientação Educacional, que visava atendimento psicológico, terapias em grupo, planos de ação para turmas com dificuldade de relacionamento e características de automutilação e depressão, as turmas atendidas pelo projeto apresentaram melhoras de relacionamento. É importante salientar que esse projeto tem o apoio do CAPS e da Secretaria Municipal de Educação, que também forneceu psicólogas para complementar o projeto.
– Projeto Cortinas Verdes, para proporcionar sombra, controlar a incidência solar e assim reduzir o consumo energético.
– Projeto de leitura em parceira com o Instituto Brasil Solidário.
– Projeto Pizza Literária e Café Literário, realizado pelos professores de português com o intuito de intensificar o interesse dos estudantes por literatura;
– Projeto Meu Cerrado Nordestino, que visou a valorização do bioma cerrado e da cultura e história do nordeste;
– Projeto de autocuidado, feito com parceria das médicas Helen Lucy Cunha Silva e Lenilia Hespanhol Azevedo Chagas e em contribuição da Zanotto Cotton;
– Projeto de educação empreendedora, onde os alunos das turmas de EJA mostraram o resultado de suas pesquisas sobre empreendedorismo e seus resultados finais em produtos como miçangas, pela turma do período vespertino, e pasta de alho, pela turma matutino.
O evento contou com a presença das ex-gestoras da escola e dos funcionários da Secretaria de Educação, além de alguns pais que vieram tomar ciência sobre os resultados das ações da escola.