Prefeitura de LEM promove a inclusão dos alunos com Down, através do desenvolvimento de habilidades Em 2023 são 10 alunos matriculados na rede que participam de diversas atividades, inclusive das aulas de Capoeira No Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado nesta terça-feira, dia 21 de março, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães lembra a importância da promoção da inclusão das pessoas com Down, através do desenvolvimento das suas habilidades, para que elas sejam livres para viver a vida em toda a sua plenitude. No município, as estratégias […]

No Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado nesta terça-feira, dia 21 de março, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães lembra a importância da promoção da inclusão das pessoas com Down, através do desenvolvimento das suas habilidades, para que elas sejam livres para viver a vida em toda a sua plenitude.

No município, as estratégias são traçadas pela Secretaria Municipal de Educação, através da Gerência de Saúde Educacional, que é responsável por identificar e incluir alunos com deficiência nas salas de aula regulares, além de promover treinamentos voltados à elaboração de material didático adaptado, para as professoras de Atendimento Educacional Especializado (AEE), por exemplo.

Em 2023, são 10 alunos matriculados na rede municipal de ensino com a Síndrome de Down, acompanhados pela Gerência de Saúde Educacional, cada um com seus monitores acompanhantes. Todos têm acesso às diversas atividades lúdicas e culturais, como a prática da Capoeira, em parceria com a Secretaria de Cultura e Esportes.

O professor é Uanderson da Paz, que há mais de 10 anos ensina a arte da Capoeira. Segundo ele, os alunos respondem bem aos estímulos. “O grau de dificuldade é o mesmo que outras crianças vão encontrar, o que muda mesmo é a forma que a gente vai direcionar a aula, adaptar, ter paciência, vai trabalhando e com o tempo a gente vai vendo o resultado”, destacou.

A gerente de Saúde Educacional, Liane Graffunder, falou de como as diferentes estratégias auxiliam no desenvolvimento desses alunos.

“Eles melhoram o tônus muscular e aprendem a obedecer regras, a ter disciplina, porque a Capoeira também ajuda nisso. E isso se reflete na sala de aula para poder realizar as atividades no tempo proposto”, pontuou a especialista.

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos