*”Ciclo de Afeto”: Prefeitura de LEM instituiu Programa de distribuição gratuita de absorventes e de conscientização sobre período menstrual* A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através das secretarias municipais da Cidadania e de Educação, instituiu no município o Programa Ciclo de Afeto”  que tem como objetivo possibilitar o acesso e a distribuição de absorventes higiênicos, de forma gratuita, às mulheres em situação de vulnerabilidade econômica que cursam os anos finais do ensino fundamental nas […]

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através das secretarias municipais da Cidadania e de Educação, instituiu no município o Programa Ciclo de Afeto”  que tem como objetivo possibilitar o acesso e a distribuição de absorventes higiênicos, de forma gratuita, às mulheres em situação de vulnerabilidade econômica que cursam os anos finais do ensino fundamental nas escolas públicas da cidade, bem como o planejamento de ações de conscientização sobre o período menstrual. 

 

A cerimônia de lançamento aconteceu nesta terça-feira, dia 28 de março, na Escola Municipal Ângelo Bosa, com a presença de autoridades e a palestra da médica Ginecologista e Obstetra, Dra. Jaqueline Sulzbach. 

 

A iniciativa é resultado do projeto de lei n° 960 de 04 de agosto de 2021, Menstruação Sem Tabu, de autoria das vereadoras Zezília Martins e Daiana Faedo. O Programa pretende combater a precariedade menstrual, reduzir faltas em dias letivos, e, por decorrência, evitar prejuízos à aprendizagem e ao rendimento escolar, realizar a articulação entre órgãos públicos, sociedade civil e a iniciativa privada para realização de campanhas de conscientização em torno da menstruação e necessidade de cuidados básicos. 

 

O Ciclo de Afeto inclui o fornecimento de absorventes higiênicos femininos, a realização de levantamento sobre a situação das mulheres, visando direcionar e aperfeiçoar ações governamentais. A elaboração e distribuição de material publicitário informativo que tratem do tema, com o objetivo de combater o preconceito. 

 

Bem como a realização de palestras e cursos em todas as unidades escolares, nas últimas duas séries do ensino fundamental, nos quais abordem a menstruação como um processo natural do corpo feminino.

  •  
  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos