A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) ganhou destaque ao apresentar suas iniciativas de transferência de tecnologia durante a reunião conjunta das Câmaras Técnicas Regionais (CCR) do Médio e Submédio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), realizada em Juazeiro-BA nos dias 06 e 07 de maio.
PESQUISAR
A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) ganhou destaque ao apresentar suas iniciativas de transferência de tecnologia durante a reunião conjunta das Câmaras Técnicas Regionais (CCR) do Médio e Submédio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), realizada em Juazeiro-BA nos dias 06 e 07 de maio .
No evento, o gerente de sustentabilidade da AIBA, Eneas Porto, compartilhou as principais atividades realizadas pela associação no Oeste da Bahia, enfatizando a melhoria do monitoramento hídrico. Um dos destaques foi a implementação de ações nas comunidades rurais do “Cinturão Verde” de Barreiras-BA, onde foram doados 50 kits de irrigação, além de oferecer treinamento e capacitação para a transferência de tecnologia e conhecimento, visando melhorias no manejo, boas práticas agrícolas e eficiência no uso da água.
Porto ressaltou a importância de apresentar essas iniciativas aos membros do Comitê do São Francisco, afirmando que os produtores rurais da região Oeste da Bahia têm investido em tecnologia para aumentar a eficiência hídrica e monitorar o uso dos recursos hídricos. Essas ações estão contribuindo para garantir a sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos na região.
As ações implementadas no povoado de Mantiqueira, em Barreiras-BA, são resultado da parceria entre o Instituto Aiba, a Cargill, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande e as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Barreiras. Essa colaboração tem como objetivo melhorar a eficiência do uso da água no Rio Boa Sorte.Os coordenadores da CCR-Médio, Edinaldo Campo, e da CCR-Submédio, Cláudio Ademar, parabenizaram a Aiba, representada por seu presidente, Odacil Ranzi, pelas ações e pela atenção dada aos recursos hídricos, que têm impacto em toda a região. Além dos coordenadores e membros do CBHSF, a reunião contou com a presença de prefeitos, deputados estaduais e vereadores.
Fonte: aiba