A sexta edição da Festa Literária Internacional de Barreiras (Flib), no oeste da Bahia, será realizada a partir de terça-feira (23), até quinta (25). O evento faz parte da programação do aniversário do município, que completa 132 anos, e contará com palestras, rodas de conversa, apresentações culturais, lançamentos de mais de 20 obras e muito mais.
A programação será dividida entre o Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, o Clube ABCD, a Escola Municipal de Teatro, a Associação Barreirense de Letras (ABL), e as praças Duque de Caxias e Amphilófio Lopes todos, no Centro Histórico. Nesta segunda (22), os locais passam pela montagem de stands e últimos preparativos para receber o público.
Neste ano, o evento busca dar reconhecimento e visibilidade às obras literárias originárias ou inspiradas no povo preto. O tema da edição é “Literatura afro-brasileiras e africanas: conectando mundos”.
Entre as atividades está uma mostra do Centro Cultural Casa de Angola sediada em Salvador, com exposição de arte e peças do acervo do Museu Nacional de Antropologia de Angola. A abertura terá conferência do escritor e jornalista e Roberto Leal, brasileiro radicado em Luanda, na costa africana.
A programação contará também com nomes como Lívia Natália, Cristiane Sobral, Dayse Sacramento, Terezinha Oliveira dos Santos, Gildeci Leite e Joabson Figueiredo. As crianças terão uma programação especialmente voltada para elas na Flibinha e as atividades serão realizadas no Clube ABCD.
O evento é realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barreiras, em parceria com a Secretaria de Educação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), Núcleo Territorial de Educação (NTE/11), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e ABL.
Fonte: Redação/G1