Hemoba celebra Junho Vermelho com programação de incentivo à doação de sangue Para celebrar o Junho Vermelho, a Fundação Hemoba promove uma programação durante o período e integra a campanha nacional Conectados pela Solidariedade do projeto Hemocentro Unidos. Neste mês, comemora-se em 14 de junho o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar sobre a necessidade dos hemocomponentes […]

Para celebrar o Junho Vermelho, a Fundação Hemoba promove uma programação durante o período e integra a campanha nacional Conectados pela Solidariedade do projeto Hemocentro Unidos. Neste mês, comemora-se em 14 de junho o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar sobre a necessidade dos hemocomponentes em diversos tratamentos e incentivar a doação regular de sangue. Geralmente, em junho, há um menor volume de doações ocasionado por vários fatores, como maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; aumento de viagens por causa das férias escolares e, no Nordeste, celebrações das festas juninas. Além disso, cresce a demanda por transfusão de sangue motivada por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras, ocasionados pelos fogos de artifícios dos festejos juninos. Em 2022, mesmo com a campanha de Junho Vermelho, a Hemoba não conseguiu manter a média mensal nesse ano de 13.083 candidatos à doação de sangue, alcançando 12.278 voluntários no mês. Já em 2021, em plena pandemia da Covid 19, o número de candidatos de 12.986 em junho ultrapassou a média mensal de 12.234 daquele ano.
 
A campanha Conectados pela Solidariedade foi desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemo e compartilhada nacionalmente por meio do projeto Hemocentros Unidos, que reúne hemocentros de todo o Brasil para a construção e promoção de estratégias e ações nas áreas de hemoterapia e hematologia visando a melhoria contínua dos serviços e produtos disponibilizados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no país. Na Hemoba, várias ações estão programadas para o Junho Vermelho como atrações musicais, palestras, publicações nas redes sociais, horário especial de funcionamento e novos roteiros da unidade de coleta móvel (Hemóvel).
Programação – Na sede da Hemoba, haverá atrações musicais no Dia dos Namorados (12/06), com a apresentação do casal de cantores Priscila Magalhães e Pablo Moraes. Já o Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06) será celebrado ao ritmo do forró com a banda Flor de Milho e o bloco Paroano Sai Milhó, que cantarão clássicos juninos. No dia 17/06, na Campanha Cantando Por Vidas, haverá a presença do coral do Mosteiro do São Bento, regido pelo maestro Vinícius Ferraz. O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Anemia Falciforme terá uma programação especial ao Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme (19/06), com palestras e orientações de autocuidado aos pacientes. Como ação de visibilidade às pessoas com doença falciforme, os prédios públicos e monumentos em Salvador serão iluminados com a cor vermelha.

 

Fonte: Redação

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos