Bahia farm show : Veja aviões agrícolas que distribuem sementes no plantio, aplicam produtos em lavouras e combatem incêndios. Na maior feira de agronegócio do Norte e Nordeste, que é realizada desde terça-feira (6), dois aviões dividem as atenções de curiosos, amantes da aviação e agricultores. Ambos contribuem para o aumento da produtividade e otimização do tempo dos agricultores.   O modelo Ipanema 203 é um dos que estão expostos na feira. Fabricado na […]

Na maior feira de agronegócio do Norte e Nordeste, que é realizada desde terça-feira (6), dois aviões dividem as atenções de curiosos, amantes da aviação e agricultores. Ambos contribuem para o aumento da produtividade e otimização do tempo dos agricultores.

 

O modelo Ipanema 203 é um dos que estão expostos na feira. Fabricado na unidade da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer) que fica em Botucatu, no interior São Paulo, a aeronave é a única no Brasil e produzida em série para voar com energia renovável.

A empresa considera o Ipanema 2023, que está na quinta geração, uma peça ícone em pesquisas e utilização de biocombustíveis na aviação. Com motor movido a etanol e preço inicial de US$ 247 mil, o mais recente modelo de avião agrícola da Embraer e se tornou líder no segmento de pulverização, com

 

No primeiro trimestre deste ano, a Embraer vendeu 33 vendas unidades, 38% a mais que o registrado no mesmo período do ano passado. A expectativa da fabricante é encerrar 2023 com um volume de vendas similar ou melhor que 2022, quando 66 aviões foram vendidos. 60% de participação nas vendas nacionais.

 

Conforme a Embraer, os dois fatores que transformaram o Ipanema no campeão de vendas no Brasil são o baixo custo operacional e a robustez da estrutura.

 

A envergadura de asa do Ipanema 203, que atinge 13,30 metros, permite uma faixa de deposição de produtos de até 24 metros. O avião pulveriza defensivos agrícolas com velocidade constante, em curto espaço de tempo, de modo uniforme, o que garante uma cobertura mais eficiente – fator decisivo para o controle de pragas e doenças, segundo os representantes da empresa que participam do evento.

 

Fonte: Redação / G1

 

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos