Média é de 40% do total e já afeta quem aguarda um agendamento
Um problema sério tem preocupado a Secretaria Municipal de Saúde de Luís Eduardo Magalhães e dificultado o atendimento para quem mais precisa. De acordo com o setor de regulação da pasta, “a média de pacientes avisados e que não buscam o agendamento é de 40%, de todos os procedimentos e consultas”.
Entre os exames mais esquecidos, estão os laboratoriais e de ultrassonografia.”O prejuízo é principalmente para aqueles pacientes que estão na fila aguardando, e que realmente estão preocupados e necessitam do exame, enquanto esses, que esquecem ‘tomam a vaga'”, ressaltou a gerente de Regulação do município, Lívia Martins.
Livia chamou a atenção ainda para os procedimentos de alto custo. “Muitos pacientes realizam exames de alto custo na Policlinica Regional e não vêm pegar o resultado. Os exames ficam aqui na central por seis, sete meses”, lamentou.
A orientação
A Secretaria Municipal de Saúde orienta aos pacientes, que em caso de não comparecimento, que a unidade de saúde seja avisada com antecedência, para que outra pessoa seja encaixada na vaga. A equipe da Secretaria de Saúde se encontra a disposição da comunidade para sanar eventuais dúvidas.
FONTE: SECOM LEM