Na madrugada de sábado (28), por volta das 02 horas e 40 minutos, uma equipe da PolÃcia Rodoviária Federal (PRF) compareceu no km 800 da BR-242, no municÃpio de Barreiras (BA), onde foi dada ordem de parada a um caminhão.Durante a abordagem, foi constatado que a carga transportada era composta por madeira, entretanto desacompanhada da devida documentação que comprovasse a sua regularidade.
Ao examinar minuciosamente a carga, os agentes descobriram divergências nas espécies descritas nos documentos com as que eram de fato transportadas.Os documentos de origem florestal são considerados inválidos quando há quantidade/volume ou espécie de produto transportado diferente do autorizado/declarado, ou quando a apresentação do produto é diferente do autorizado/declarado. Essas irregularidades, observadas no transporte, apontaram para a ocorrência de transporte, aquisição e venda de madeira sem licença válida.
Diante dessas informações, o caminhão e a carga permanecem retidos no pátio conveniado próximo ao Posto PRF de Barreiras, à disposição do órgão ambiental competente. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e o autor se comprometeu a comparecer ao Juizado Especial Criminal para participar da audiência quando intimado.