🔥LEM é uma das 100 cidades baianas mais atingidas pela onda de calor 🔥 Onda de calor atinge mais de 100 cidades baianas e provoca riscos à saúde e ao meio ambiente Os moradores da Bahia estão sofrendo com um calor fora do comum nos últimos dias. Em muitas cidades, os termômetros e as sensações térmicas podem ultrapassar os 40ºC entre esta terça (14) e sexta-feira (17). A […]

🔥 Onda de calor atinge mais de 100 cidades baianas e provoca riscos à saúde e ao meio ambiente

Os moradores da Bahia estão sofrendo com um calor fora do comum nos últimos dias. Em muitas cidades, os termômetros e as sensações térmicas podem ultrapassar os 40ºC entre esta terça (14) e sexta-feira (17). A onda de calor e a baixa umidade do ar afetam a maior parte do país.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o risco de incêndios florestais é alto. O calor excessivo também pode causar problemas de saúde, como dores de cabeça e doenças pulmonares.
[Veja como se proteger no final da matéria]

As regiões mais afetadas

☀️ A onda de calor atinge mais de 100 cidades baianas.  são o sul e extremo sul, norte, oeste e parte do sudoeste. Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Vitória da Conquista e Medeiros Neto estão entre as cidades mais quentes.

🥵 O oeste da Bahia é uma das regiões que mais sofre com o calor. Em Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Correntina, Bom Jesus da Lapa e Ibotirama, a sensação térmica pode chegar a 43º nesta terça-feira. A umidade do ar nesses locais está abaixo dos 20%, bem menos do que os 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

☀️ Em Barreiras, a maior cidade da região, os termômetros podem marcar 41ºC nesta terça-feira. Na quarta, a temperatura máxima continua em 40°C e só diminui na sexta, quando fica em 39ºC.

LEM é uma das 100 cidades baianas mais atingidas pela onda de calor , a temperatura máxima pode ser de 36ºC na quarta-feira (15). Na quinta, mesmo com tempo nublado e chance de chuva, a temperatura pode chegar a 35ºC.

Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado e Itaguaçu da Bahia também podem ter temperaturas acima de 41ºC. A umidade mínima nesses locais fica entre 20 e 30%, muito abaixo do ideal.

🧊 Como se prevenir

🥤 Beba bastante líquido e evite álcool e café, que desidratam;

🧘‍♀️ Evite exercícios intensos e ao ar livre;

☂️ Evite ficar no sol nas horas mais quentes do dia.
Se precisar sair, use um guarda-chuva para se proteger;

🧴 Use protetor solar, mesmo em casa;

🚿 Hidrate a pele e umedeça o ambiente – baldes de água pela casa ajudam;

🩳 Use roupas leves e soltas;

⛲️ Fique em locais frescos e ventilados.

🚨 Se sentir tontura, náusea ou dor de cabeça, procure um lugar fresco e descanse. Se os sintomas não passarem, procure um médico. Alguns grupos estão mais vulneráveis aos efeitos do calor. São eles:

👵 Idosos: eles suam menos, o que dificulta o resfriamento do corpo. Eles também desidratam mais fácil, porque têm menos água no corpo.

👶 Bebês e crianças: eles têm o metabolismo mais rápido, ou seja: produzem mais calor. Além disso, o sistema de controle de temperatura
deles é menos eficiente do que o dos adultos.

👩‍⚕️ Pessoas doentes ou debilitadas: doenças como diabetes, problemas cardíacos ou pulmonares podem atrapalhar a regulação da temperatura do corpo.

Fonte:G1

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos