Calor extremo atinge oito estados do país e pode bater recorde em quatro capitais A onda de calor que afeta o Brasil deve chegar ao seu ponto máximo nesta quinta-feira (16). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Brasília, Goiânia, São Paulo e Vitória podem ter as maiores temperaturas do ano, variando de 36°C a 42°C. Veja abaixo as previsões para esta quinta. O Inmet alerta que 15 estados […]

A onda de calor que afeta o Brasil deve chegar ao seu ponto máximo nesta quinta-feira (16). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Brasília, Goiânia, São Paulo e Vitória podem ter as maiores temperaturas do ano, variando de 36°C a 42°C. Veja abaixo as previsões para esta quinta.

O Inmet alerta que 15 estados e o Distrito Federal estão em “grande perigo” por causa do calor intenso. O aviso vale até a próxima sexta-feira (17).

🌡️ O calor acima da média é resultado da quarta onda de calor deste ano no Brasil. O fenômeno é comum na primavera, mas está sendo agravado por um El Niño forte e pelo aquecimento global.

Capitais podem ter recorde de calor Quatro capitais podem registrar as maiores temperaturas do ano nesta quinta-feira, segundo o Inmet. São elas: Brasília, Goiânia, São Paulo e Vitória. Em Curitiba, o calor também deve ser intenso, mas sem bater o recorde. Veja as máximas previstas:

Fim da onda de calor O fim da onda de calor acontece quando o fenômeno perde força e abrange menos estados. Segundo a meteorologista do Climatempo, Maria Clara Sassaki, as temperaturas devem começar a cair aos poucos depois do pico da onda.

Chuvas fortes no Sul Por causa do bloqueio causado pelo ar seco e quente, uma frente fria continua provocando chuvas fortes no Sul do Brasil. As últimas previsões do Inmet indicam que as áreas de instabilidade devem persistir entre quinta e sexta.

As chuvas devem ser mais intensas entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná. Santa Catarina também deve ter muita chuva. Alguns locais podem ter mais de 100 milímetros de chuva por dia, com ventos de até 90 km/h e granizo.

Fonte: G1

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos