A partir desta quarta-feira (22) até sexta-feira (23), as equipes do Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II) estão recebendo pacientes de Barreiras e dos 36 municípios pactuados da região Oeste para a entrega, ajustes e novas medidas de órteses e próteses. Esta é a última ação de 2023, mas que já deixará pacientes agendados para 2024. Durante os três dias, serão atendidos 134 pacientes que além de fazer as provas dos dispositivos estão recebendo orientações nutricionais, importantes para quem utiliza próteses ou órteses.
“Quando eles recebem os equipamentos e passam a utilizá-los é fundamental a manutenção do peso corporal para evitar que se machuquem e para não perder o encaixe no dispositivo, além disso o sobrepeso pode limitar a mobilidade”, explica a coordenadora do CER II, Geisa Schwambac. Ela acrescenta que as órteses e próteses têm a função de corrigir e prevenir deformidades, além de oferecer a correção e estabilidade postural e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.
A fisioterapeuta Grayce Prado que junto a outros colegas de profissão, psicólogos e terapeutas ocupacionais, integra a equipe do CER II que está recebendo os pacientes, detalha que os equipamentos têm ainda uma função importante para a melhora das condições dos usuários. “O conforto chega com a melhora da dor. Eles sentem muita dor porque a anatomia está comprometida e alterada devido a patologia, então passam a ter mais segurança e tranquilidade”, destaca a fisioterapeuta.
As órteses e próteses são dispositivos que proporcionam maior autonomia e mobilidade aos pacientes, seja modificando ou auxiliando no funcionamento de alguma estrutura do corpo, ou substituindo-as, no caso das próteses. Para a secretária de Saúde de Barreiras, Jamile Rodrigues, o uso dos equipamentos é o início de uma grande caminhada. “Trata-se de um processo de adaptação e de um vínculo com nossas equipes que terá continuidade porque as próteses têm o desgaste natural, exigem manutenções e trocas. E oferecer este serviço, para nós, representa uma grande alegria porque promove melhores oportunidades não apenas para o paciente, mas para toda a família”, diz.
Fonte:DIRCOM-PMB