Creuza Oliveira recebe título de doutora honoris causa da Ufba A sindicalista e ativista Creuza Oliveira, de 65 anos, foi homenageada com o título de “doutora honoris causa” pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), nesta sexta-feira (24), na reitoria da instituição, em Salvador. A baiana é a primeira trabalhadora doméstica e liderança sindical da categoria a receber essa honraria no país. Creuza Oliveira é uma […]

A sindicalista e ativista Creuza Oliveira, de 65 anos, foi homenageada com o título de “doutora honoris causa” pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), nesta sexta-feira (24), na reitoria da instituição, em Salvador. A baiana é a primeira trabalhadora doméstica e liderança sindical da categoria a receber essa honraria no país.

Creuza Oliveira é uma das mais importantes líderes na luta pelas trabalhadoras domésticas. Ela é presidente de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e uma das fundadoras da Associação das Empregadas Domésticas da Bahia. Ela começou a trabalhar como doméstica quando tinha menos de 10 anos e se engajou na defesa dos direitos da categoria na década de 80.

“Esse título é da luta histórica das trabalhadoras domésticas. Há muitos que já passaram, já vieram e outras que virão, que estão vindo”, disse Creuza ao g1. Neste ano, ela já havia recebido o título de comendadora da Ordem Dois de Julho – Libertadores da Bahia, maior honraria do estado, entregue pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

O título de “doutora honoris causa” é concedido pela Ufba a personalidades que se destacam por suas contribuições à sociedade, à cultura, à ciência ou à educação. A cerimônia de entrega do título foi transmitida ao vivo pelo canal da Ufba no YouTube e contou com a presença de autoridades, familiares e amigos de Creuza.

Fonte:G1

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos