Cirurgias Eletivas em Barreiras na Campanha Novembro Azul Cirurgias Eletivas em Barreiras na Campanha Novembro Azul A Secretaria de Saúde de Barreiras realizou uma agenda especial de cirurgias eletivas para os homens no Centro Especializado de Atendimento ao Homem (CEAH), dentro da campanha Novembro Azul de prevenção e cuidado com o câncer de próstata. A iniciativa teve como objetivo ampliar os serviços de […]

Cirurgias Eletivas em Barreiras na Campanha Novembro Azul

A Secretaria de Saúde de Barreiras realizou uma agenda especial de cirurgias eletivas para os homens no Centro Especializado de Atendimento ao Homem (CEAH), dentro da campanha Novembro Azul de prevenção e cuidado com o câncer de próstata. A iniciativa teve como objetivo ampliar os serviços de saúde oferecidos aos homens e pacientes de Barreiras, que receberam um cuidado a mais com a sua saúde neste mês.

Na terça-feira (28), cerca de 12 homens realizaram cirurgias urológicas de vasectomia e fimose no CEAH, como parte do planejamento familiar. Na quarta-feira (29), os homens que foram regulados pela Central Integrada de Regulação (CIR) tiveram a oportunidade de realizar cirurgias eletivas de tireóide, vesícula, postectomias, hérnias e hidrocele testicular, no Hospital Municipal Eurico Dutra. Esses procedimentos foram suspensos durante a pandemia da Covid-19 e agora estão sendo retomados gradativamente.

A secretária de saúde, Jamile Rodrigues, destacou a importância da campanha Novembro Azul para alertar os homens sobre a prevenção e o cuidado com o câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil. Ela também ressaltou que a campanha visa chamar a atenção de todos eles para os cuidados com a saúde em geral, e a oportunidade de realizar cirurgias eletivas que podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

A campanha Novembro Azul se encerrou na quinta-feira (30), com a realização das coletas de PSA no Laboratório de Análise Municipal Leonidia Ayres de Almeida, e com ultrassonografias de próstata e vias urinárias, no CEAH. O PSA é um exame de sangue que pode detectar alterações na próstata e indicar a necessidade de uma consulta com um urologista. A ultrassonografia é um exame de imagem que pode avaliar o tamanho, a forma e a consistência da próstata e das vias urinárias.

Fonte: DIRCOM/PMB

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos