O Projeto STEAM em LEM é uma iniciativa que promove a formação em diversas áreas do conhecimento, integrando ciências, tecnologia, engenharia, matemática e arte. Os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Luís Eduardo Magalhães estão apresentando os resultados dos projetos realizados em sala de aula, mostrando suas habilidades e competências.
O Projeto
O STEAM é uma abordagem pedagógica que associa áreas do conhecimento e tem como base a prática de projetos, com o objetivo de formar estudantes com múltiplos conhecimentos para que desenvolvam diferentes habilidades, incluindo as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trabalhando questões socioemocionais e preparando os estudantes para os desafios futuros.
Esta forma de ensino permite ao estudante a visão e prática para a resolução de problemas do cotidiano, utilizando a integração de conhecimentos de várias áreas, fazendo com que a aprendizagem se torne significativa.
O Projeto STEAM em LEM foi implantado em 2023 nas escolas municipais de LEM, com o apoio da Secretaria de Educação. As apresentações dos projetos dos estudantes são baseadas nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia, matemática e arte, e envolvem temas como sustentabilidade, robótica, astronomia, geometria, música, entre outros.
As escolas que já realizaram as apresentações foram: Marlei Terezinha, Cezer Pelissari, Ângelo Bosa, Irani Leite, Onero Costa, Ottomar Schwengber e José Cardoso de Lima. As demais escolas também irão apresentar seus projetos nas próximas semanas.
FONTE: SEMCOM LEM