A Serra do Mimo, em Barreiras, foi alvo de um incêndio que ameaçava a vegetação e a saúde da população. Mas 12 homens do Prevfogo conseguiram debelar as chamas com muito esforço e dedicação.
O fogo começou na quarta-feira (6) no bairro Parque Verde e se alastrou rapidamente pela região Oeste, afetada pela seca. O incêndio já atingia grande dimensão e colocava em risco a biodiversidade e o meio ambiente.
Para combater o fogo, os brigadistas voluntários contaram com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Corpo de Bombeiros. Eles trabalharam durante toda a madrugada desta sexta-feira (8), mobilizando os agentes envolvidos, disponibilizando combustível, alimentação e equipamentos.
O secretário Demósthenes Júnior disse que já iniciou uma investigação para identificar os responsáveis pelo ato criminoso. Ele também elogiou o trabalho dos voluntários e dos bombeiros, que demonstraram profissionalismo e compromisso com a preservação da natureza.
As consequências das queimadas são graves para a saúde da população, pois elevam os casos de doenças pulmonares, aumentam a inalação de poluentes, geram acidentes e danificam o patrimônio histórico e cultural. Por isso, é importante denunciar qualquer situação suspeita ou irregular.
Se você é morador de Barreiras ou conhece alguém que possa ter sido afetado por um incêndio na Serra do Mimo ou em outra área florestal, entre em contato com os seguintes canais:
Fonte:DIRCOM/PMB