Cidades do oeste baiano registram as temperaturas mais altas do Brasil nas últimas 24h Em nenhum lugar do Brasil os termômetros marcaram temperaturas tão altas quanto em duas cidades baianas, no domingo (10). Bom Jesus da Lapa (40,1ºC) e Ibotirama (39,3ºC), ambas no oeste da Bahia, são destaque mais uma vez entre as cidades mais quentes do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Chuvas escassas […]

Em nenhum lugar do Brasil os termômetros marcaram temperaturas tão altas quanto em duas cidades baianas, no domingo (10). Bom Jesus da Lapa (40,1ºC) e Ibotirama (39,3ºC), ambas no oeste da Bahia, são destaque mais uma vez entre as cidades mais quentes do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Chuvas escassas e altas temperaturas formam a combinação perfeita para as temperaturas extremas.

Enquanto as altas temperaturas dão trégua em regiões do país após as ondas de calor dos últimos meses, o oeste baiano se destaca por conta do calor. Historicamente, as chuvas começam a ficar mais frequentes na região a partir do final de novembro e início de dezembro, mas, neste ano, as projeções não são boas.

“A região Nordeste tem regime diferentes de chuvas. No interior da Bahia, começa a chover nesta época, mas a estação chuvosa vai ser afetada por dois fenômenos: El Ninõ e temperatura do Oceano Atlântico, que está mais quente”, explicou Marcelo Seluchi, coordenador-geral de operações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em entrevista ao CORREIO.

A combinação deve causar prejuízos agrícolas e a seca já atrapalha a agricultura em 247 cidades baianas. Em outubro, o Cemaden enviou uma nota técnica ao Governo Federal em que alerta para a falta de chuva e desabastecimento de água em municípios do estado.

No dia 8 de outubro, também um domingo, Ibotirama registrou a temperatura mais alta do Brasil, que chegou aos 40,8ºC – 0,7ºC a mais do que ontem. Naquele mesmo dia, os termômetros de Bom Jesus da Lapa registraram 40,2ºC.

A previsão é de que as altas temperaturas continuem nesta segunda-feira (11), podendo chegar a 39,3ºC em Ibotirama. Já em Bom Jesus da Lapa, a máxima deve ser de 40,1ºC, de acordo com o Inmet.

Fonte:Correio da Bahia

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos