Estiagem atrasa semeadura da soja no Oeste da Bahia A estiagem tem atrasado a semeadura da soja na região Oeste da Bahia, onde os produtores enfrentam dificuldades para concluir o plantio da safra. Segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), apenas 77% dos 2 milhões de hectares destinados à cultura foram semeados até agora. A falta de chuva também tem provocado […]

A estiagem tem atrasado a semeadura da soja na região Oeste da Bahia, onde os produtores enfrentam dificuldades para concluir o plantio da safra. Segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), apenas 77% dos 2 milhões de hectares destinados à cultura foram semeados até agora.

A falta de chuva também tem provocado o replantio em muitas áreas, que já chega a 14% da área total. A média histórica de precipitação para dezembro é de mais de 200 milímetros, mas até o momento choveu apenas 31 mm na região. O ritmo da semeadura depende das zonas de distribuição de chuva das microrregiões do Oeste da Bahia, que têm apresentado irregularidades.

A situação preocupa os produtores, que no ano passado já tinham concluído toda a semeadura em meados de dezembro. O clima é uma variável decisiva para a evolução e a conclusão dos trabalhos em algumas microrregiões, que ainda esperam por mais chuvas.

A estiagem também tem afetado o cultivo do milho, que foi plantado em 90 mil hectares, correspondendo a 82% da área total. Cerca de 6% da área já precisou de replantio e há uma grande preocupação com veranicos futuros, pois o milho é altamente exigente em água.

Fonte:Ascom/Seagri

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos