Planejamento, economia e cálculos: como vencer as dívidas em 2024 O ano de 2024 chegou, mas as dívidas não ficaram para trás. Segundo a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, em dezembro de 2023, mais de três quartos das famílias brasileiras estavam endividadas e quase um terço tinha contas em atraso. Mas não se desespere: é possível vencer as dívidas em 2024 com planejamento e […]

O ano de 2024 chegou, mas as dívidas não ficaram para trás. Segundo a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, em dezembro de 2023, mais de três quartos das famílias brasileiras estavam endividadas e quase um terço tinha contas em atraso. Mas não se desespere: é possível vencer as dívidas em 2024 com planejamento e economia.

Para isso, você precisa saber quanto ganha e quanto gasta por mês. Anote todas as suas despesas fixas, como aluguel, condomínio, luz, gás e água, e também as variáveis, como roupas, restaurantes, feira e lazer. A Febraban recomenda que você faça uma média dos últimos seis meses para ter uma ideia do seu padrão de consumo. Se a sua renda não for fixa, também faça uma média.

Depois, compare as suas receitas com as suas despesas e veja se o saldo é positivo ou negativo. Se for negativo, é hora de cortar gastos e economizar. O Idec dá algumas dicas de como fazer isso: reduza os planos de internet e telefone, pesquise os preços antes de comprar, use o transporte público em vez do carro e evite desperdícios.

Além de economizar, você também precisa definir os seus objetivos para 2024 e para o futuro. Você quer viajar, comprar uma televisão nova ou ter uma aposentadoria melhor? Então, calcule quanto você precisa poupar por mês para alcançar esses sonhos. O Idec sugere que você invista o seu dinheiro em opções de baixo risco, como a poupança, os títulos de renda fixa ou os CDBs, que são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito até R$ 250 mil.

Outro cuidado importante é com o uso do crédito. Evite usar o cheque especial, que tem juros altíssimos, e só parcele as compras no cartão se couberem no seu orçamento. O Idec oferece uma planilha e um e-book para te ajudar a fazer o seu planejamento financeiro. Você pode acessar esses materiais no site do Idec.

E se você tem dívidas de até R$ 20 mil, você pode contar com o programa Desenrola, do governo federal. O programa foi prorrogado até 31 de março e permite que você renegocie as suas dívidas e limpe o seu nome. Para participar, você precisa se cadastrar no site do Desenrola e seguir as orientações.

Fonte:Agência Brasil

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos