Detran-BA capacita agentes para fiscalizar veículos com GNV Com o intuito de garantir a segurança viária e a regularidade dos equipamentos de Gás Natural Veicular (GNV), o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) realizou o “Curso de Fiscalização de Veículos Automotores com GNV”. A iniciativa contou com a participação de diversos agentes envolvidos nas fiscalizações, como representantes das superintendências municipais de trânsito, das polícias […]

Com o intuito de garantir a segurança viária e a regularidade dos equipamentos de Gás Natural Veicular (GNV), o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) realizou o “Curso de Fiscalização de Veículos Automotores com GNV”. A iniciativa contou com a participação de diversos agentes envolvidos nas fiscalizações, como representantes das superintendências municipais de trânsito, das polícias Militar e Civil, da Bahiagás e do Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade).

O curso foi dividido em duas etapas: uma teórica e outra prática, com a realização de blitzes. A partir de agora, os agentes que atuam nas abordagens vão verificar, além dos documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o documento do veículo (CRLV-e), se os automóveis possuem o GNV e se estão em dia com as inspeções necessárias.

Segundo o coordenador de segurança e educação para o trânsito do Detran-BA, Smith Neto, o curso de fiscalização de GNV visa prevenir acidentes e irregularidades. “Só em 2023, tivemos 6 sinistros com veículos que possuíam GNV, mas não estavam regularizados, tanto na documentação como na inspeção anual do Ibametro. Os agentes vão conferir todos os itens abordados no curso de capacitação”, afirmou Neto.

Os proprietários que desejam utilizar o GNV devem procurar o Detran-BA para fazer a mudança de característica do veículo, além de passar pela inspeção anual. Dessa forma, eles podem emitir o licenciamento do veículo, que depende da regulamentação de todas as taxas e do selo emitido pelo Ibametro.

Fonte: Portal do transito 

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos