Estudante da rede pública se emociona ao descobrir que foi o primeiro da família aprovado na universidade Estudante da rede pública conquista vaga na USP pelo Provão Paulista Matheus da Silva, de 18 anos, realizou um sonho que parecia impossível: ser o primeiro da família a entrar na universidade. Ele foi aprovado no curso de estatística na USP, pelo novo vestibular da Secretaria Estadual da Educação, o Provão Paulista. O jovem estudou […]

Estudante da rede pública conquista vaga na USP pelo Provão Paulista

Matheus da Silva, de 18 anos, realizou um sonho que parecia impossível: ser o primeiro da família a entrar na universidade. Ele foi aprovado no curso de estatística na USP, pelo novo vestibular da Secretaria Estadual da Educação, o Provão Paulista.

O jovem estudou em escola estadual de Santo André, na Grande São Paulo, e se dedicou aos estudos com o apoio da mãe, uma diarista, e do pai, um alterador de mercadorias. Ele conta que sempre gostou de matemática e que decidiu seguir uma carreira na área de matemática aplicada.

“Eu estava pensando em ser engenheiro civil, mas não curti muito a área quando pesquisei. Aí vi que tenho um olhar mais analítico, então pensei: ‘matemática aplicada’. Estatística foi a minha segunda opção no Provão Paulista, mas eu fiquei muito feliz com o resultado”, diz ele.

Matheus também fez outros vestibulares, como a Fuvest, a Unesp e o Enem, mas não conseguiu a nota de corte para o curso de estatística na USP. Ele chegou a ser aprovado em geologia pelo Enem-USP, mas não era o que ele queria.

“Eu fiz a Unesp, a Fuvest, o Enem. A Unicamp eu não consegui fazer porque não tive dinheiro para pagar a inscrição. Eu fiquei um pouco frustrado, mas não desisti. Eu sabia que tinha o Provão Paulista e que era a minha última chance”, afirma.

O Provão Paulista é uma nova forma de ingresso na universidade pública, criada pela Secretaria Estadual da Educação em parceria com a USP, a Unesp e a Unicamp. O vestibular é destinado aos alunos da rede pública estadual que concluíram o ensino médio em 2023 ou 2024.

O exame é composto por uma prova objetiva, uma prova discursiva e uma redação. Os candidatos podem escolher até quatro opções de curso, sendo duas na USP, uma na Unesp e uma na Unicamp. As vagas são reservadas para os estudantes da rede pública, com cotas para pretos, pardos e indígenas.

Matheus foi um dos 15 mil candidatos que fizeram o Provão Paulista em janeiro de 2024. Ele descobriu que foi aprovado na manhã desta sexta-feira (26), pelo site do vestibular. Ele estava sozinho em casa, pouco depois de acordar e cheio de ansiedade.

A reportagem do Cerrado em Foco acompanhou por videochamada o momento da conquista do jovem. Ele não conteve as lágrimas ao ver o seu nome na lista de aprovados. Ele ligou para a mãe e para o pai para dar a notícia e agradecer pelo apoio.

“Eu estou muito emocionado, é uma sensação indescritível. Eu só tenho a agradecer aos meus pais, aos meus professores, aos meus amigos. Eles sempre me incentivaram e me ajudaram. Eu dedico essa vitória a eles”, declara.

Matheus diz que está ansioso para começar as aulas na USP, que devem iniciar em março. Ele espera se adaptar à nova rotina e aos novos desafios. Ele também sonha em fazer uma pós-graduação e se tornar um professor.

“Eu quero aproveitar ao máximo essa oportunidade. Eu sei que vai ser difícil, mas eu vou me esforçar. Eu também quero retribuir o que a educação pública me deu. Eu quero ser um professor e inspirar outros estudantes da rede pública a realizarem seus sonhos”, afirma.

A história de Matheus é um exemplo de superação e de valorização da educação pública. Ele mostra que é possível ser um estudante da rede pública na USP e que o Provão Paulista é uma porta de entrada para a universidade.

Fonte: G1 

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos