Saiba o que funciona na Quarta de Cinzas em Rondônia e no Brasil Saiba o que funciona na Quarta de Cinzas em Rondônia e no Brasil Após o fim do Carnaval, uma das festas mais populares do país, alguns serviços e comércios voltam a funcionar nesta quarta-feira (14), mas em horário especial. Confira o que abre e o que fecha na Quarta de Cinzas em Rondônia e no […]

Saiba o que funciona na Quarta de Cinzas em Rondônia e no Brasil

Após o fim do Carnaval, uma das festas mais populares do país, alguns serviços e comércios voltam a funcionar nesta quarta-feira (14), mas em horário especial. Confira o que abre e o que fecha na Quarta de Cinzas em Rondônia e no Brasil.

  • Bancos: As agências bancárias retomam os atendimentos presenciais, mas com horário reduzido. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos vão abrir às 11h e funcionar até as 14h (hora local). Os clientes também podem usar os canais online e telefônicos para realizar operações bancárias. As contas de consumo que vencem no feriado podem ser pagas no próximo dia útil sem multa.
  • Correios: Os serviços de entrega dos Correios serão normalizados na quarta-feira, assim como o atendimento ao público nas agências. Em Rondônia, as agências vão abrir às 12h (hora local) e fechar às 17h. Os rondonienses podem aproveitar o período da tarde para enviar e receber encomendas, pagar contas e retirar objetos da caixa postal, entre outros serviços.
  • INSS: O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai reabrir as agências na quarta-feira, a partir das 14h, para os segurados que agendaram previamente o atendimento. O serviço de atendimento telefônico da Central 135 e o portal Meu INSS também estarão disponíveis. O horário de funcionamento da Central 135 será das 7h às 22h (no horário de Brasília).

A Quarta de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa cristã. Neste dia, muitos cristãos recebem na testa uma cruz feita de cinzas, como um sinal de penitência e reflexão sobre a vida. As cinzas são obtidas na queima dos ramos de palmeira abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A igreja Católica ensina que o uso das cinzas na testa dos fiéis é acompanhado pela frase “Lembra-te que és pó e para o pó voltarás”, que simboliza a mortalidade humana e a necessidade de arrependimento e renovação espiritual durante a Quaresma.

Fonte: G1

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos