Barreiras amplia oferta de vacina BCG para recém-nascidos
A Secretaria de Saúde de Barreiras, em parceria com a Coordenação do Programa de Imunização (COPIM), está aumentando o número de unidades de saúde que oferecem a vacina BCG, que protege as crianças contra a tuberculose, uma doença grave que pode afetar vários órgãos. O objetivo é facilitar o acesso da população ao serviço e melhorar a cobertura vacinal no município.
Desde segunda-feira (19), a vacina BCG está disponível em oito unidades de saúde, além do Hospital do Oeste, que atende os recém-nascidos. A vacina faz parte do calendário nacional de vacinação e é destinada às crianças de 0 a 7 anos, 11 meses e 29 dias. Ela é aplicada em dose única e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para capacitar os profissionais de saúde para a aplicação da vacina, foi realizado um curso específico em dezembro de 2023. Segundo a enfermeira sanitarista Lívia Teles, da COPIM, a intenção é expandir a oferta da vacina para todas as unidades do município.
A secretária de Saúde, Jamile Rodrigues, destaca que a BCG é uma das primeiras proteções que o bebê recebe ao nascer e que a ampliação das salas de vacinação é uma estratégia da saúde municipal para erradicar doenças que podem trazer problemas para a saúde pública.
As unidades de saúde de Barreiras funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, para a vacinação.
Fonte:DIRCOM PMB