A Guarda Civil Municipal de LEM emite balanço das atividades desenvolvidas na última semana A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães, comunica os principais atendimentos prestados à comunidade Luiseduardense nas últimas semanas, entre os dias 12 a 25 de fevereiro de 2024. Perturbação do sossego Diversas perturbações do sossego foram atendidas pela GCM durante a semana. Cerca de 22 (vinte […]

A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães, comunica os principais atendimentos prestados à comunidade Luiseduardense nas últimas semanas, entre os dias 12 a 25 de fevereiro de 2024.

Perturbação do sossego

Diversas perturbações do sossego foram atendidas pela GCM durante a semana.

Cerca de 22 (vinte e duas) ocorrências de perturbação do sossego foram registradas entre os dias 12 a 25 de fevereiro em diversos bairros da cidade de Luís Eduardo Magalhães, havendo a necessidade de intervenção direta dos agentes da GCM-LEM.

No sábado (24/02) a guarnição de plantão receberam um chamado através do CAD, ao chegarem no local identificaram o infrator junto a uma caixa de som automotivo excedendo o volume permitido, foi necessário então o recolhimento do aparelho que poderá ser retirado na Secretaria de Segurança Pública e Trânsito.

Ainda no dia 24 (vinte e quatro), realizaram uma segunda abordagem com recolhimento do veículo com excesso de volume permitido, o denunciante e o infrator foram encaminhados ao DISEP e o veículo ao pátio, para que todas as medidas cabíveis viessem a ser tomadas.
A semana de 12 a 18 passou sem recolhimento de aparelhos sonoros devido a abordagem tranquila e boa receptividade dos civis ao pedido de alinhamento do som com o volume permitido.

GCM presta apoio a SAMU

Ao decorrer da semana a Central da GCM foi solicitada para auxiliar SAMU por 08 (oito) vezes. Diante do exposto a GCM foi ao local prestar apoio à equipe de saúde conforme solicitado, encaminhando as vítimas para Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Guarda Civil atende chamado de furto

Durante a realização de rondas na BR 020 um civil que ali se encontrava solicitou ajuda aos guardas, pois, conforme relatado, um homem teria agredido a uma pessoa em situação de rua. Ao encontrarem o senhor agredido o mesmo relatou que além da agressão física teve seus pertences roubados, diante de tais informações foi realizada rodas no perímetro para encontrar o homem, a busca mostrou-se fortuita e o agressor foi encaminhado ao DISEP.

GCM realiza abordagem de veículo

No dia 16 (dezesseis) de fevereiro durante ronda na Avenida Brasília, a guarda se deparou com uma mulher conduzindo seu veículo de forma imprudente, pondo em risco outros carros e motos na via bem como civis nos arredores. Foi necessário abordar a mesma que ao parar e conversar com a guarda mostrou-se embriagada e agressiva e negou-se a realizar o teste etílico, juntamente com o auxílio da SUTRANS encaminharam a senhora ao DISEP
Guardas controlam civis em situação de confronto

Ao realizar rondas no bairro Conquista a guarda civil municipal se deparou com um princípio de confusão entre dois homens, o motivo desconhecido. Quando se aproximaram dos homens, um deles lançou uma telha sobre o veículo do outro causando danos no pára-brisa traseiro, dianteiro e lateral, após isso ameaçou de morte. Diante de tal encaminharam ambos ao DISEP.

Guarda Civil atende chamado de possível homicídio

Durante a tarde do dia 22 (vinte e dois) por via do 153, um denunciante informou que durante a manhã em uma residência vizinha a sua foi possível escutar uma pessoa clamando por socorro. Algumas horas mais tarde o denunciante junto a outros vizinhos foram averiguar a situação e de longe avistaram apenas uma pessoa jogada ao chão, foi quando solicitaram a GCM.

Ao chegarem no local, adentraram a residência e lá confirmaram as suspeitas dos moradores, havia de fato um corpo já desprovido de vida e completamente carbonizado sem identificação a vista, a guarda pediu apoio ao DPT para prosseguir com o caso.

GCM realiza apreensão

No dia 24 (vinte e quatro) por volta das 21hrs a guarnição da ROMU recebeu uma denúncia, estaria um homem tentando furtar uma residência no bairro Jardim das Oliveiras, porém os vizinhos ao verem tal movimentação logo com suas próprias mão deteram o infrator e ligaram para a guarnição que apreenderam o homem e o encaminharam ao DISEP.

GCM apreende homem com mandado de prisão em aberto

No dia 15 (quinze) de fevereiro as 18hrs30min a guarda recebeu ligação de uma passageira que se encontrava em uma van (que viajava de Barreiras para Luís Eduardo Magalhães), a moça informou que um outro passageiro estava ingerindo bebida alcoólica e consumindo um pó branco que parecia ser cocaína, o motorista disse a moça que pararia no bairro Tropical Ville e pediu que a guarda os auxiliasse.

Prontamente se dirigiram ao bairro, e a van foi abordada e o passageiro indicou o homem, após a vistoria encontraram latas de cerveja bem como substância idêntica a cocaína e outros documentos. Lhe perguntaram se possuía algum processo judicial o mesmo negou, foi então convidado a se apresentar na delegacia, ao chegarem fizeram uma nova busca e encontraram um processo judicial aberto no estado de Sergipe, foi então detido para que as medidas cabíveis fossem tomadas.

Rondas no Mercado Municipal

Durante rondas na feira do bairro Santa Cruz a GCM foi abordada por um jovem que alegava ter sido acusado de ladrão por uma moça que estava nos arredores. Ao abordar a senhora, ela logo mais foi desrespeitosa e usou de xingamentos para referir-se a guarda, ao dar voz de prisão ela e outras moças utilizaram-se de agressões físicas e objetos para lesionar a guarnição.

Um dos agentes teve o braço esquerdo ferido e foi necessário usar a força física para conter as senhoras e as encaminhar ao DISEP.

As operações Praça Segura têm sido realizadas desde o começo do ano de 2024, visando a verificação e o reforço da segurança em todas as praças do município, com o intuito de instaurar a ordem e paz para todos que utilizam esses locais públicos de lazer.

Além da operação Praça Seguras, as rondas tem se estendido ao comércio e a Zona Rural, a fim de averiguar a legalidade de funcionamento bem como prestar apoio em caso de socorro, o intuito tem sido promover o bom convívio entre a população e as forças de segurança *

Com o início do ano letivo de 2024 a Guarda Municipal tem prestado apoio às escolas, realizando rondas nos arredores dos prédios com o intuito de zelar pela segurança, manter a paz e atender a qualquer chamado de emergência que venha a ocorrer. Mostrando-se à disposição dos locais de ensino do saber.

A Guarda Municipal reforça que qualquer situação suspeita ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 153, ou através do WhatsApp (77) 3628 3862.

Fonte:GCM LEM

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos