Câmara pode votar aumento do etanol na gasolina e do biodiesel no diesel Câmara pode votar aumento do etanol na gasolina e do biodiesel no diesel A Câmara dos Deputados deve analisar nos próximos dias uma proposta que altera o percentual de biocombustíveis na mistura com os combustíveis fósseis. O projeto, que faz parte de um pacote sobre os “combustíveis do futuro”, prevê que o etanol na gasolina […]

Câmara pode votar aumento do etanol na gasolina e do biodiesel no diesel

A Câmara dos Deputados deve analisar nos próximos dias uma proposta que altera o percentual de biocombustíveis na mistura com os combustíveis fósseis. O projeto, que faz parte de um pacote sobre os “combustíveis do futuro”, prevê que o etanol na gasolina possa chegar a 35% e que o biodiesel no diesel possa atingir 25% até 2031.

O texto, relatado pelo deputado Arnaldo Jardim (Cidadania -SP), aumenta o percentual obrigatório de etanol anidro na gasolina tipo C de 22% para 27%, podendo chegar ao limite máximo de 35%, conforme estudos de viabilidade técnica. A proposta já foi aprovada pela Mesa Diretora e aguarda inclusão na pauta do plenário.

O objetivo do governo é reduzir a dependência externa de gasolina e estimular a transição energética para fontes renováveis. No entanto, a mudança na composição dos combustíveis gera dúvidas nos consumidores sobre os efeitos nos veículos, nos preços e no meio ambiente.

Segundo a Anfavea, associação das montadoras, os veículos flex não teriam problemas com a nova mistura, mas os veículos a gasolina, importados ou nacionais mais antigos, precisariam de testes de avaliação antes da mudança.

Já o professor Renato Romio, do Instituto Mauá de Tecnologia, afirma que o aumento do uso do etanol traria benefícios ambientais, como a redução da emissão de dióxido de carbono, mas também exigiria uma análise do impacto nos veículos a gasolina, em relação ao desgaste das peças e à emissão de outros poluentes.

Fonte:UOL

 

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos