Evento folclórico em Riachão das Neves é um dos mais interessantes da região Oeste da Bahia A tradição dos “Caretas” em Riachão das Neves é realmente fascinante! Essa festa folclórica, que acontece nas madrugadas de sábado de aleluia, reúne pessoas de todas as idades e é um verdadeiro espetáculo cultural. É uma tradição folclórica de vários municípios da região nordeste, quase centenaria em Riachão das Neves, nos povoados de Riachão do […]

A tradição dos “Caretas” em Riachão das Neves é realmente fascinante! Essa festa folclórica, que acontece nas madrugadas de sábado de aleluia, reúne pessoas de todas as idades e é um verdadeiro espetáculo cultural.

É uma tradição folclórica de vários municípios da região nordeste, quase centenaria em Riachão das Neves, nos povoados de Riachão do Pintor, Estivinha e Quati. O evento da localidade de Quati foi transferido para Pedra Branca.

Os “Caretas” são caracterizados por um grupo de pessoas que se vestem de forma peculiar: máscaras feitas com caixas de papelão e vestes confeccionadas com palhas de bananeiras. O toque de buzo, um instrumento feito com chifre de boi, anuncia e convoca os participantes para a diversão. Eles marcham em direção ao ponto de concentração, onde a festa ganha vida na casa da “Paulinha”.

As peculiaridades dessa brincadeira incluem:

O buzo: instrumento sonoro feito com chifre de boi;

O Judas: um boneco de pano que representa o traidor de Jesus;

A ‘mulher’ dos ‘Caretas’: Um homem que se fantasia como a mulher dos “Caretas”;

O Boi dos ‘Caretas’: Conduzido por outro participante, esse boi é feito de madeira, lençol e caveira bovina;

O Cipó Verde: Os “Caretas” batem com cipó verde em quem se aproxima da “mulher” dos “Caretas”.

Provocações e Corridas: Os participantes correm atrás de quem faz provocações, especialmente perguntando “Careta, cadê boreta?”.

Essas atrações únicas fazem parte do evento folclórico riachoense, que atrai a atenção tanto de visitantes quanto de moradores da região. É uma celebração que preserva tradições e cria memórias inesquecíveis para todos os envolvidos.

Este ano, um grupo de jovens composto por Maicon Dias, Wesley, Arionaldo, Moisés, Ariciel, Natan, Vinícius e Marcos Aurélio assumiu a organização para manter a tradicional festa lendária. É inspirador ver a próxima geração se envolvendo ativamente em preservar, celebrar as tradições culturais e unir a comunidade!

Fonte:Alô Alô Salomão

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos