​LEM: moradores do povoado de Muriçoca são orientados sobre a doença conhecida como “barriga d’água” Uma equipe do Programa de Controle da Esquistossomose (PCE), da Secretaria Municipal de Saúde, visitou na manhã desta quinta-feira (30), ​o povoado de Muriçoca, na zona rural de Luís Eduardo Magalhães. Durante as visitas, os moradores são orientados sobre a doença, inclusive com a oferta do exame gratuito para diagnóstico. Nos casos positivos, o paciente […]

Uma equipe do Programa de Controle da Esquistossomose (PCE), da Secretaria Municipal de Saúde, visitou na manhã desta quinta-feira (30), ​o povoado de Muriçoca, na zona rural de Luís Eduardo Magalhães.

Durante as visitas, os moradores são orientados sobre a doença, inclusive com a oferta do exame gratuito para diagnóstico. Nos casos positivos, o paciente recebe toda assistência da equipe, desde a consulta médica, até o tratamento.

O Programa de Controle da Esquistossomose, tem como objetivo eliminar a transmissão e reduzir os casos da infecção no município. A equipe atua em todo o território, principalmente na zona rural, realizando busca ativa nas comunidades.

​Sobre a Esquistossomose​
A doença parasitária causada pelo Schistosoma mansoni, é popularmente conhecida como xistose”, “barriga d’água” ou “doença dos caramujos”. A infecção é contraída através do contato com água contaminada.

A doença pode ser assintomática, mas em casos agudos apresenta complicações como o aumento do fígado e baço, podendo evoluir para um óbito. O diagnóstico é realizado por meio de exames laboratoriais de fezes e o tratamento disponível no SUS.

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos