Para celebrar os 25 anos de emancipação de Luís Eduardo Magalhães, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Esportes, lançou o projeto “Entre Histórias, as Memórias: LEM 25 anos”, uma iniciativa que busca valorizar a identidade local, resgatando depoimentos e fatos marcantes da construção da cidade.
O projeto, que iniciou nesta segunda-feira (17), acontece até o dia 21 de março, no auditório da Prefeitura, e tem como objetivo principal envolver os estudantes da rede pública municipal, em um processo de reconhecimento da própria história, destacando personagens, momentos e transformações que marcaram a evolução do município.
O documentário “Yalodê”, que fala sobre o protagonismo das mulheres, principalmente as mulheres negras, na formação de Luís Eduardo Magalhães, será exibido durante todos os dias. Nesta segunda, a diretora Amanda Batista, e as protagonistas do filme, Dona Geru e Dona Maria, participaram de uma roda de conversa com alunos da rede municipal de ensino.
Os estudantes que participarem da mostra, também terão a oportunidade de conferir as obras do artesão Edilson Gomes, que retrata o Cerrado Brasileiro além de pinturas do artista plástico Jackson Wille. Durante a semana, diversas apresentações culturais, como música, balé e ginástica rítmica estão programadas.
De acordo com o secretário de Cultura e Esportes, Lisvan Vasconcelos, “Entre Histórias, as Memórias: LEM 25 anos” não é apenas uma celebração, mas também um convite à reflexão sobre o crescimento e as perspectivas futuras do município.